Sistema permite que colaboradores escolham onde aportar parte dos benefícios disponibilizados pela empresa, seguindo política internas e legislação, além de realizar upgrades e adicionar dependentes
A Flash, HR Tech de benefícios, anuncia o Flash Points, uma funcionalidade em sua plataforma que transforma o saldo disponibilizado pelas empresas clientes em pontos que podem ser alocados entre os benefícios disponíveis, de acordo com políticas internas, convenções coletivas e sindicais. A novidade amplia ainda mais a segurança jurídica às empresas e empodera o colaborador, levando em consideração a nova MP 1.108, que reforça direitos, obrigações e liberdade na relação entre colaboradores e benefícios corporativos. A nova solução ainda permite que benefícios seguráveis, como plano de saúde e odontológico, seguro de vida, entre outros, sejam vinculados pelos RHs à plataforma e possam ser selecionados pelos colaboradores, receber upgrades e agregar dependentes.
A nova funcionalidade passou por testes com 20 empresas que são clientes da Flash, nesse período, mais de 7 milhões de pontos foram distribuídos, respeitando mais de 175 políticas de benefícios e mais de 100 ofertas customizadas pelas corporações. A expectativa da HR Tech é de que o uso do Flash Points seja utilizado por mais de 50 mil colaboradores até o final deste ano. “O cartão de multibenefícios se tornou uma inovação consolidada dentro do mercado, os colaboradores já não veem mais sentido em possuir um plástico diferente para cada benefício, agora, damos o próximo passo, vincular os benefícios seguráveis. Essa próxima etapa dessa evolução. Em nossa solução, os RHs terão ainda mais conectividade e integração, diluindo burocracias e ganhando mais liberdade para realizar tarefas estratégicas”, detalha Pedro Lane, fundador da Flash.
Um exemplo de como os pontos funcionam: se a política de benefícios do colaborador tem um total de R$ 1000, ele terá, então, 1.000 pontos, que podem ser usado entre as diversas categorias disponíveis dentro da plataforma, como as mais tradicionais alimentação, mobilidade e educação, entre outras; e as mais recentes como auxílio home-office ou premiações customizáveis. Algumas categorias possuem vínculo com o cartão multibenefícios da Flash e outras podem ser utilizadas dentro do aplicativo de forma independente. Os pontos também podem ser utilizados para realizar upgrade em planos de saúde e odontológico, além de opções exclusivas de cada empresa.
Uma parte dos pontos, invariavelmente, possuem um mínimo obrigatório para algumas categorias, de acordo com legislação vigente e as regras internas de cada empresa, e a outra flexível, podendo ser alocada para outros benefícios. A obrigatoriedade dos pontos é definida pela política das empresas contratantes, trazendo segurança ao garantir que os benefícios sejam utilizados de acordo com a sua finalidade. O saldo flexível deve ser alocado dentro da solução da Flash, não podendo ser retirado ou transferido para uma conta-corrente, por exemplo. Reforçamos que este é um exemplo somente, pois cada empresa poderá disponibilizar valores diferentes que respeitem suas políticas internas e necessidades legais.
Pedro Lane, fundador da Flash Benefícios, conta que esse sistema nasceu priorizando a segurança jurídica da empresa contratante e o bem-estar dos usuários, cumprindo um dos objetivos primordiais dos benefícios: a alimentação e o transporte adequados para o trabalhador, gerando comodidade e qualidade de vida. “Levando em consideração questões jurídicas, como leis e convenções trabalhistas, é obrigatório que um valor específico seja colocado para alimentação e transporte, por exemplo. O colaborador pode, além de escolher onde comer sem perguntar se aceita o benefício ou não, definir suas prioridades a cada mês. Não há ninguém melhor do que ele para decidir sobre as necessidades da sua família”, conta.
Já o RH possui uma relação completa de como os pontos estão sendo destinados e utilizados pelos usuários, tudo dentro de uma única plataforma, o que vai permitir ainda mais conhecimento sobre os seus colaboradores, ampliando o seu potencial estratégico e de tomada de decisões. Flash Points, segundo Ricardo Salem, CEO da Flash, essa novidade desonera ainda mais o setor de tarefas burocráticas, como administração manual de saldo para colaboradores. “Diversas empresas trabalham com sistemas onde o colaborador solicita ao RH mais saldo em um determinado benefício, o que gera pouca flexibilidade, muitos relatórios e burocracia. A nova funcionalidade traz essa possibilidade, sendo necessário poucos toques, com segurança jurídica e ainda mais liberdade. No final das contas, as empresas geram mais valor aos seus benefícios, atraindo, retendo e engajando talentos”, diz.
Segundo dados da Flash, os benefícios flexíveis são um forte aliado dos setores de recursos humanos no momento da contração de grandes talentos, para fazê-los ficar na companhias e engajá-los em suas culturas. Num primeiro levantamento, feito com 503 entrevistados CLTs que utilizam os mais diferentes tipos de gerenciadoras de benefícios, 54% afirmaram que preferem melhores benefícios a maiores salários, com outros 84% dizendo que “as empresas que oferecem benefícios se importam mais com seus colaboradores; no segundo, que ouviu 109 RHs da base de clientes da Flash de todo o Brasil, ficou constatado que os benefícios flexíveis melhoram a retenção de talentos para 62% dos entrevistados – sendo essa a principal dificuldade para 53% de todos os ouvidos.
Como funciona o Flash Points
Os pontos funcionam da seguinte maneira: o saldo disponibilizado pela empresa se torna pontos. Se o colaborador possuir um saldo de R$ 1.000 – que pode ser usado para alimentação, transporte, educação, saúde, bem-estar, cultura e entretenimento, por exemplo – ele terá, então, 1.000 pontos, sendo uma parte invariavelmente exclusivas e a outra flexível, podendo ser realocada para benefícios de outras categorias. O modelo preza, em primeiro lugar, pela segurança jurídica da empresa contratante e o bem-estar dos usuários, cumprindo um dos objetivos primordiais dos benefícios: a alimentação e o transporte adequados para o trabalhador, gerando bem-estar e qualidade de vida.
Como funciona a Flash
O sistema funciona da seguinte maneira: os profissionais de Recursos Humanos configuram o orçamento que será destinado aos benefícios dos funcionários e quais serão as categorias oferecidas, como refeições, supermercado, transporte, saúde, educação e cultura. Por sua vez, os colaboradores recebem um cartão com bandeira Mastercard e podem usá-lo em mais de 2 milhões de estabelecimentos, além de usufruírem de descontos em mais de 180 parceiros, Uber, Buser, Deezer, Spotify, Google Play, Movida, Petz, LabiExames, Drogaria São Paulo, LivUp, Cacau Show, Tok&Stok, Livraria da Vila, Casa Riachuelo, Shoptime, Americanas, Casas Bahia, Assaí Atacadista e muitos outros.