Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Fluência que transforma: por que investir em inglês nas empresas é uma das estratégias mais inteligentes para o RH
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Soluções para RH

Fluência que transforma: por que investir em inglês nas empresas é uma das estratégias mais inteligentes para o RH

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
02/05/2025
218 Views
02/05/2025
Escola foto criado por freepik - br.freepik.com

Dominar um segundo idioma vai muito além da comunicação: é um ativo corporativo que impulsiona carreiras, reduz gargalos no recrutamento e fortalece a competitividade das empresas brasileiras no mercado global.

Conteúdo
Dominar um segundo idioma vai muito além da comunicação: é um ativo corporativo que impulsiona carreiras, reduz gargalos no recrutamento e fortalece a competitividade das empresas brasileiras no mercado global.RH na linha de frente: por que o idioma é um investimento e não um custoAprendizado real exige método, cultura e incentivo5 caminhos para tornar o inglês parte da estratégia de RHO idioma como diferencial competitivo das empresas brasileiras

Reportagem | Por Redação Mundo RH

Em um mundo corporativo cada vez mais globalizado e competitivo, a fluência em inglês — e em outros idiomas estratégicos como o espanhol — deixou de ser um diferencial. Hoje, é uma exigência real para executivos, um desafio para os recrutadores e uma enorme oportunidade para o setor de Recursos Humanos transformar o desenvolvimento de talentos dentro das organizações.

Uma pesquisa da Catho revelou um dado que reforça a urgência do tema: profissionais fluentes em inglês podem ganhar até 170% a mais do que aqueles que não dominam o idioma. Mesmo com esse cenário, apenas 5% da população brasileira fala inglês, e menos de 1% é realmente fluente, segundo o British Council.

Esse déficit foi escancarado novamente em 2024, quando o EF English Proficiency Index classificou o Brasil como um país de baixa proficiência, após analisar mais de 2,1 milhões de falantes não nativos em 116 países. O resultado reforça um obstáculo estrutural que as empresas enfrentam — especialmente quando tentam preencher vagas que exigem fluência no idioma.

RH na linha de frente: por que o idioma é um investimento e não um custo

“Qualquer RH sabe que, ao restringir uma vaga a candidatos que falem inglês, o processo seletivo se torna mais desafiador. Se a exigência for espanhol, então, o cenário pode se transformar em um verdadeiro pesadelo”, afirma Daniel Ribeiro, professor de idiomas e fundador da Soma Idiomas e da Ovo Ideias.

A solução, segundo Ribeiro, está nas mãos do próprio RH: oferecer cursos de idiomas como benefício corporativo. Essa estratégia, cada vez mais presente em grandes empresas, agrega valor ao pacote de benefícios, melhora a performance das equipes e cria vínculos com o plano de carreira e programas de reconhecimento.

Além disso, os colaboradores aplicam o que aprendem imediatamente no dia a dia — em reuniões, negociações, atendimentos ou apresentações — acelerando o retorno do investimento feito pela organização.

“Quanto mais brasileiros falarem inglês, espanhol e outros idiomas, mais conectados estaremos — e mais preparados para acompanhar as transformações do mercado de trabalho”, reforça Ribeiro.

Aprendizado real exige método, cultura e incentivo

A experiência de Daniel à frente da Soma Idiomas mostra que o principal obstáculo dos profissionais brasileiros não está apenas no custo dos cursos, mas na falta de métodos adaptados à realidade cultural do país. “Muitos chegam traumatizados por experiências anteriores, em cursos engessados, sem conexão com suas necessidades reais”, conta.

Por isso, metodologias que priorizam a conversação, a personalização e o ambiente corporativo têm mais sucesso. É o caso da Rockfeller Language Center, que destaca que profissionais com inglês avançado podem ganhar entre 40% e 60% a mais em cargos de especialista ou coordenação, e até 50% em cargos de liderança e diretoria.

Para Bruna Kristensen, gerente pedagógica da Rockfeller, “dominar o inglês é essencial para executivos que buscam se destacar no mercado global. A fluência no idioma reflete diretamente na valorização profissional e salarial”.

5 caminhos para tornar o inglês parte da estratégia de RH

1. Ofereça cursos de qualidade

Opte por instituições que priorizem a prática e a conversação, com métodos adequados ao contexto brasileiro e à realidade corporativa. Isso aumenta a adesão e acelera o aprendizado.

2. Incentive a prática diária

Ler, ouvir podcasts, escrever e-mails e assistir vídeos em inglês devem fazer parte da rotina do colaborador. RHs podem estimular esses hábitos com desafios, recompensas e ações internas.

3. Conecte o idioma ao plano de carreira

Crie metas e vínculos claros entre o aprendizado do idioma e as oportunidades de crescimento. Profissionais tendem a se engajar mais quando veem sentido no esforço.

4. Valorize certificações internacionais

Certificados como TOEFL, IELTS ou Cambridge são reconhecidos globalmente e podem ser incentivados por meio de bolsas ou reembolso das taxas de prova.

5. Crie uma cultura de aprendizado contínuo

Mais do que oferecer um curso, promova uma cultura em que o inglês (ou outro idioma) seja visto como ferramenta de evolução — e não como obrigação.

O idioma como diferencial competitivo das empresas brasileiras

Em um momento em que 51% das empresas brasileiras pretendem iniciar operações no exterior até 2025, segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral, a barreira do idioma se tornou um gargalo estratégico para a expansão. A solução passa pelo investimento contínuo em qualificação linguística — não apenas no topo, mas em todos os níveis da organização.

E, mais do que uma habilidade técnica, falar outro idioma — com confiança, fluência e propósito — é um ato de abertura ao mundo. Empresas que reconhecem isso e criam ambientes propícios ao aprendizado se tornam mais atrativas, inovadoras e preparadas para o futuro.

Quer mais conteúdos sobre formação de lideranças, internacionalização e educação corporativa? Acesse www.mundorh.com.br e acompanhe as principais tendências do mercado de trabalho.

Gamificação no ambiente corporativo: Como engajar funcionários com mecânicas de jogo
Tecnologia otimiza tempo e custo no processo de recrutamento
Plataforma de gestão soluciona dores do Contas a Pagar de centenas de empresas e propõe processos financeiros 100% automatizados
6 benefícios financeiros para melhorar a qualidade de vida do colaborador
Liderança empática: O novo motor da gestão de pessoas
TAGS:baixa proficiência no BrasilBruna KristensenCambridgecapacitação de colaboradorescapacitação de executivoscertificações de inglêscultura de aprendizadocursos de inglêsDaniel RibeiroDesenvolvimento de Liderançaseducação corporativaEF EPI 2024exportação de serviçosfluência no inglêsglobalização corporativaidioma como benefícioIELTSinglês como diferencialinglês como estratégiainglês corporativoinglês no mercado de trabalhoinglês para negóciosinternacionalização de empresasmercado de trabalho globalPlano de carreiraretenção de talentosRH e idiomasrh estratégicoRockfeller Language CenterSoma IdiomasTOEFL
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Quando cuidar vira estratégia: a ascensão da saúde psicossocial nas empresas
Próximo Artigo Inclusão que transforma: Empresa aposta na diversidade etária para fortalecer sua cultura organizacional
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Reuniões improdutivas lideram o ranking de frustrações dos profissionais brasileiros
Gestão
22/05/2025
Em um mundo VUCA, RH assume papel estratégico: tese de executiva é indicada entre as melhores da USP
Gestão
22/05/2025
4 benefícios diferentes que as empresas oferecem aos colaboradores
Benefícios
22/05/2025
Responsabilidade social corporativa como cultura viva: construindo propósito e impacto real
Colunistas
22/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

GestãoSoluções para RHTecnologia

A Inteligência Artificial nas empresas: Como maximizar seu potencial e evitar desperdício de investimentos

18/03/2025
Gestão

A revolução na gestão de pessoas: como as ferramentas tecnológicas estão transformando o RH

19/08/2024
Soluções para RH

RH: 6 passos para uma contratação remota assertiva

29/05/2020
Soluções para RHTecnologia

O futuro do recrutamento: A revolução digital no RH

13/02/2024

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up