Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Foco na comunicação interna deve ser meta para os RHs na negociação coletiva
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Alelo
Gestão

Foco na comunicação interna deve ser meta para os RHs na negociação coletiva

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
05/09/2018
643 Views
05/09/2018
Successful team concept

O ideal é que o RH invista no diálogo com as lideranças sindicais ao longo de todo o ano 

Período crítico para a gestão de qualquer empresa, a negociação coletiva sindical pode afetar o clima interno e mesmo desestabilizar as relações de trabalho. O RH tem papel fundamental no direcionamento de um diálogo transparente com os colaboradores para o sucesso das tratativas e engajamento dos profissionais com os objetivos da organização

A convenção coletiva de trabalho nasceu na Grã-Bretanha, em 1824, e desde então se espalhou para todo o mundo como a forma pela qual empresas e empregados negociam e estabelecem as regras para as relações laborais, com o apontamento de direitos e obrigações das partes envolvidas, ou seja: empregadores e trabalhadores.

Esse acordo pode ser firmado por meio de CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), ato jurídico pactuado entre sindicatos de empregadores e de empregados em todo o âmbito de uma categoria; ou por meio de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho), celebrado entre uma entidade sindical laboral e uma empresa (ou mais). E, neste caso, o que ficar acordado se limita apenas à(s) empresa(s) e seus colaboradores contratados.

Negociações coletivas se confundem com expectativa e tensão

Fato é que, seja por meio de CCT ou ACT, o período de negociações coletivas sindicais geralmente envolve expectativa e mesmo tensão porque, além de definir o percentual de reajuste salarial de todo um grupo de profissionais por cerca de 12 meses, abrange tratativas outras que afetam diretamente as relações trabalhistas e benefícios dos trabalhadores.

Para piorar o clima de ansiedade desse período, não existe um prazo definido formalmente para que haja a conclusão das negociações – que podem levar vários meses ou mesmo nunca chegarem a uma conclusão, caminhando para a judicialização, o que é ruim para todos…

Os interesses, muitas vezes, distintos das partes – natural desse processo de negociação – pode ganhar nuances críticas e levar a paralisações das atividades, o que afeta o clima interno, a operação do negócio e, eventualmente, sua sustentabilidade.

Investimento no diálogo como caminho

Uma vez apresentado todo esse contexto, o ideal é que o RH invista no diálogo com as lideranças sindicais ao longo de todo o ano (para que as partes verifiquem o que está dando certo ou não nos termos firmados e vigentes); e trabalhem com afinco diretamente na negociação cerca de 60 dias antes da data-base (termo que define o momento de início da aquisição dos direitos trabalhistas decorrentes de um acordo ou convenção coletivos).

Além de avaliar os pleitos apresentados pelas lideranças dos trabalhadores e o impacto que as mudanças em cláusulas das convenções têm sobre empresas do setor, os gestores de Recursos Humanos devem conhecer os resultados das negociações coletivas de outros setores e estados, de forma que vão se municiar e conseguir organizar informações para a comunicação com os profissionais da sua empresa.

A análise do impacto das proposições apresentadas sobre o negócio e a participação ativa em assembleias (no caso de negociações entre sindicatos) para votar as propostas são outros dois aspectos relevantes para que a área de Recursos Humanos possa colocar-se à frente do tema, tanto para a comunicação do andamento das negociações coletivas sindicais, quanto para o atendimento de dúvidas dos profissionais sobre as tratativas.

Como as empresas devem agir na relação com seus profissionais nesta fase?

Cumpridas as etapas de preparação, a área de Recursos Humanos pode e deve escolher um porta-voz para formular as modalidades de apresentação sobre o assunto; bem como planejar e elaborar a comunicação interna sobre o tema – preferencialmente junto a profissionais da área comunicação corporativa, na medida em que contribuirão, do ponto de vista técnico, e propor a melhor forma de levar as informações para o público interno.

Emoção X informação

Mas, afinal, por que informar a base de colaboradores sobre o andamento das negociações coletivas? Acredite: por meio desse cuidado simples e rotineiro, o RH praticamente extingue boataria, mentiras, além de exercer a gestão sobre a ansiedade das equipes, inserindo os colaboradores nos desafios e preocupações da empresa quanto ao impacto das negociações em sua sustentabilidade e manutenção dos empregos.

E, o que devo informar? O vai e vem das negociações deve ser o cerne de toda comunicação, por menor e mais simples que ela seja. Contrapropostas e outros encaminhamentos do diálogo junto à representação dos trabalhadores devem chegar ao ouvido das equipes, primeiramente, por meio da Gestão de RH.

Eventos factuais podem ser levados ao conhecimento interno pelos canais de e-mail ou comunicados impressos. Já para assuntos mais delicados, conversas presenciais com lideranças e equipes são o recurso mais recomendado pelo fato de que dúvidas poderão ser sanadas imediatamente, bem como o compartilhamento das expectativas da direção da organização, eventualmente também bastante pressionada pelos acontecimentos de uma negociação coletiva sindical difícil.

Atendimento a consultas

Afinal, em que medida a empresa ganha quando estabelece a comunicação com seus colaboradores durante o processo de negociação coletiva?

A resposta é simples. Quando a “novidade” vem por meio de um terceiro comunicador, há sempre dois riscos: o da mensagem chegar deturpada, alterada e distorcida; ou ficarmos com a impressão de que não fomos avisados diretamente porque não somos relevantes o suficiente para receber a notícia em primeira mão.

Nos dois casos, há prejuízo para as relações internas corporativas. Sendo assim, a área de Recursos Humanos, por sua estratégica posição na gestão da qualidade das relações profissionais nas empresas, deve assumir a frente desse processo e liderar toda e qualquer iniciativa de comunicação interna, elevando a qualidade da informação que chega às equipes durante as negociações coletivas sindicais, promovendo mais segurança nas relações internas e engajamento para que o resultado da assinatura de uma CCT ou ACT reflita o melhor caminho para o desenvolvimento e proteção das pessoas e de empresas ao longo do ciclo em que houver a vigência do contrato.

Por Juliana de Moraes S. Mahlmeister, jornalista da área de Comunicação Institucional e Corporativa, sócia da MM Comunica

 

 

 

 

 

4 benefícios da contratação do vale-refeição para empresas
É possível ser um líder colaborativo frente à competitividade corporativa? 
O que esperar de 2023 para o recursos humanos?
#Podcast: Dar “Voz” aos colaboradores: entenda como a cultura centrada contribui no engajamento e resultados da empresa
Lideranças femininas representam 40% dos cargos de gestão na Kraft Heinz América Latina 
TAGS:comunicação internafoco no RHnegociação coletiva
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Cases de sucesso serão apresentados no SAP Forum Brasil
Próximo Artigo Ministério do Trabalho e Banco do Brasil discutem ampliação do PAT
Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Artigo: Enfrentando o Ambiente Tóxico no Trabalho
Produtividade tóxica: um alerta para o RH sobre os limites do “fazer mais”
Gestão
09/07/2025
Estratégia além do salário: empresas apostam no EVP para reter talentos e reduzir custos
Benefícios
09/07/2025
As novas fronteiras do trabalho: 30 profissões criadas pela inteligência artificial que ninguém previu
Carreira
09/07/2025
O Brasil dos milionários invisíveis: por que tanta riqueza não se transforma em empregos de qualidade?
Opiniões
09/07/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Gestão

RH 3.0: tecnologia para melhorar, não substituir

28/12/2017
Gestão

Johnson Controls apoia os princípios de empoderamento das mulheres

26/03/2018
Gestão

O eSocial agora é para valer

14/12/2017
Gestão

Relatório destaca a igualdade de gênero como um desafio para o mercado global

01/09/2022

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up