O Fogo é uma marca bem estabelecida no mundo e a longevidade da marca é uma prova do seu engajamento com o cliente, que quer sentir uma proposta de valor
Há quatro décadas, a tradicional churrascaria Fogo de Chão resgata e valoriza os sabores de uma tradição que é patrimônio do cenário gastronômico gaúcho. Esta busca está em cada detalhe, desde a arquitetura dos estabelecimentos da rede, que relembram suas origens do Sul do Brasil, o preparo das carnes e o modo como são servidas, diretamente do espeto à mesa, mas sobretudo a seleção e treinamento dos funcionários, tudo especialmente pensado para que cada cliente possa saborear e vivenciar nossa tradicional cultura sulista. Com esta fórmula de sucesso, a rede não para de crescer e, atualmente, são 57 unidades em distribuídas em diversos países.
O Fogo é uma marca bem estabelecida no mundo e a longevidade da marca é uma prova do seu engajamento com o cliente, que quer sentir uma proposta de valor. “É o que nós fazemos, trazendo conceito que tem a cultura, o idioma, o gosto e a hospitalidade que tanto representam o brasileiro. Esse é o segredo para sermos uma marca bem-sucedida”, afirma Barry Mc Gowan, CEO do Fogo de Chão Brasil.
Investimento no desenvolvimento de habilidades
Um dos motivos que permitem manter esse viés cultural da marca após tantos anos de atuação dentro e fora do território brasileiro é a valorização dos colaboradores, do desenvolvimento das habilidades profissionais dos funcionários em todos os níveis hierárquicos, o que gera um baixo índice de turnover e um vínculo emocional com a empresa. Todos os funcionários, do passador de carnes aos diretores, têm paixão pelo o que fazem e sabem de sua importância para o sucesso da rede.
A valorização da cultura e dos colaboradores é um dos principais focos da empresa. “O reconhecimento da importância de cada função desenvolve no funcionário o entendimento do seu papel na companhia. Este é o fundamento que demonstra o trabalho em equipe, um dos valores importantes da empresa.”, afirma Selma Oliveira, Chief People and Culture Officer do Fogo de Chão.
Em constante crescimento, referência em todo o mundo e com planos de expansão ainda maiores, objetivando inaugurar mais unidades, o Fogo é uma empresa que promove um programa de carreira a seus colaboradores, formulado para reter talentos. “Nosso business é pautado em preparar excelentes profissionais que se orgulham de vestir nosso uniforme. Podemos dizer que nosso diferencial é investir nas pessoas e oferecer incentivos para novos projetos, fomentando o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, além de promover um ambiente que estimula o funcionário a se diferenciar, ou como falamos internamente, atingir o Next Level. Fazemos isso ao estimular e proporcionar que o colaborador aprenda sobre todas as funções existentes em um restaurante e até mesmo, aprenda um outro idioma, questão fundamental para quem almeja seguir uma carreira internacional dentro da estrutura Fogo de Chão. Bons gestores inspiram confiança e transparência, dando ênfase ao respeito e ao engrandecimento da sua equipe de maneira genuína e honesta”, diz Selma Oliveira.
Para ter sucesso no Fogo de Chão, o colaborador precisa ter um perfil dinâmico e dedicação em seu DNA, além de se manter sempre atualizado, buscando uma formação contínua. Com estas características, o mesmo pode sonhar em alçar voos cada vez mais altos.
Internacionalização de mão de obra
Uma das estratégias do Fogo de Chão para manter a brasilidade além das fronteiras é levar quem realmente nasceu e cresceu no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, berço do autêntico churrasco gaúcho, para trabalhar nas unidades localizadas fora do país. Esses colaboradores não só entendem como também carregam a cultura de suas raízes. Por esse motivo, os brasileiros são contratados para ocupar diversos cargos no exterior, de maneira com que a empresa seja capaz de manter a originalidade da preparação do churrasco brasileiro mesmo em outros países.
A missão de exportar a verdadeira gastronomia brasileira, sem deixar para trás as raízes e os costumes do país é, desta maneira, um desafio aceito pelo Fogo de Chão em suas muitas unidades presentes nos Estados Unidos, Porto Rico, México e Oriente Médio.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o Fogo de Chão conta com um número expressivo de passadores de carnes, função que tem grande impacto na experiência completa do cliente desde sua chegada aos estabelecimentos. Para esta logística funcionar com sucesso, os colaboradores imigrantes e suas famílias recebem toda assistência necessária, inclusive psicológica, para completa adaptação em outro país, com diferenças significativas em relação ao de origem como o próprio clima e cultura. “Sabemos que os Estados Unidos recebem uma atenção especial quando o assunto é escolher outro lugar para se viver”. A qualidade de vida está entre as principais questões levadas em consideração por quem planeja viver em um local diferente de seu país natal.
Por isso, os EUA aparecem como uma das melhores opções disponíveis para cuidar e construir uma nova família além de desenvolver carreira. Dentro deste contexto, uma oportunidade de trabalho no país abre portas para um caminho de sucesso, que é o que os colaboradores do Fogo de Chão que realmente se dedicarem podem esperar’’, conclui Selma.
Um ponto importante neste processo é a escolha da cidade que será a nova residência dos imigrantes e o Fogo de Chão auxilia nesta escolha, verificando as disponibilidades de vagas nas diversas lojas e avaliando as reais necessidades de cada funcionário que vai imigrar tais como boas escolas para os que têm filhos, clima, custo de vida e cultura do local, possibilitando a adaptação seja mais tranquila.
Para os funcionários brasileiros que sonham em imigrar para trabalhar nas unidades americanas, o primeiro requisito observado pelo Programa de Internacionalização de Mão de Obra do Fogo de Chão é a eficiência e experiência no trabalho já feito aqui. Após esta primeira observação, leva-se em conta também a capacidade de adaptação, o convívio com diferentes culturas e a aprendizagem de uma segunda língua, características essenciais para um bom trabalho em território estrangeiro. Todo o caminho é acompanhado de perto durante os treinamentos realizados por especialistas qualificados, inclusive a logística para a retirada do visto adequado de permanência. “É importante para a marca que seus colaboradores selecionados estejam satisfeitos para atuar no território escolhido, pois esta satisfação se reflete na qualidade do atendimento ao cliente Fogo de Chão e nos permite continuar sendo referência neste mercado”, finaliza Selma Oliveira.