Agenda

Fórum Internacional ’10 Mulheres que Você Precisa Ouvir’ reúne líderes femininas em São Paulo

Organizado pela Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP, evento terá painéis e rodadas de negócios

A força feminina para empreender e liderar está cada vez mais evidente no mercado de trabalho. Para aumentar a troca de informação e conhecimento sobre o mundo dos negócios, a Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FME CE-CPLP) promove o Fórum Internacional 10 Mulheres que Você Precisa Ouvir, marcado para o dia 3 de junho, a partir das 9h, no Hotel Palácio Tangará, em São Paulo.

O evento foi criado para gerar oportunidades para as mulheres e valorizar suas capacidades. Estarão presentes CEOs, empresárias, membros de governos e sociedade civil dos países participantes dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) para abordar a participação feminina na indústria criativa, com foco em moda, gemas e joias, design, tendências do mercado financeiro, Black Money e agronegócios.

Entre as palestrantes confirmadas estão Viveka Kaitila, presidente e CEO da GE Brasil; Daniela Mignani, diretora do canal GNT; Nina Silva, eleita pela revista “Forbes” com uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil e sócia-fundadora do Movimento Black Money, que visa estimular o desenvolvimento do ecossistema afro empreendedor; e a sul-africana Megan McDonald, diretora internacional do banco de investimento Standard Bank Group.

Com mediação de Astrid Fontenelle – que participou do último Fórum em Moçambique, em 2018 –, o primeiro painel será “Mulheres empreendedoras: oportunidades, obstáculos e sucessos no mundo dos negócios”. Na sequência, mediado pela apresentadora portuguesa Ana Rita Clara, começa o painel “Mulheres líderes promovendo negócios para o desenvolvimento social e econômico”. À tarde, acontecem rodadas de negócios com representantes dos mercados de joias e gemas, design de moda, energia renovável e agronegócios.

O objetivo é promover um amplo debate entre empresários, mulheres empreendedoras e lideranças internacionais sobre o desenvolvimento de competências e aumento de performance em diferentes setores industriais dos países em desenvolvimento. ? “Queremos as mulheres brasileiras atravessando o Atlântico, fomentando negócios e crescendo em suas profissões”, conta Monica Monteiro, vice-presidente da FME CE-CPLP e diretora executiva dos canais por assinatura do Grupo Bandeirantes.

De acordo com as informações do Mastercard Index para o Empreendedorismo Feminino (2018), Portugal se destacou como um dos países da CPLP com as melhores oportunidades e condições de apoio para as mulheres nos negócios. Ocupa o 6º lugar num ranking mundial, à frente de países como a Austrália, Bélgica, Filipinas e Reino Unido, ficando apenas atrás dos Estados Unidos (4º) e Cingapura (5º).

No Brasil, as mulheres já são maioria – 51,5% – entre os empresários que iniciam negócios do país, de acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2016. Já nos países africanos, quase dois terços da força de trabalho são compostos por mulheres e, segundo o Banco Mundial, o índice de empreendedorismo feminino é maior do que em qualquer região do mundo.

SERVIÇO

Fórum Internacional 10 Mulheres que Você Precisa Ouvir

Hotel Palácio Tangará – Rua Deputado Laércio Corte 1501, São Paulo

Dia 3 de junho, a partir das 9h

Inscrições e programação completa: mulherescecplp.com.br/

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios