15 dicas para você se adaptar à uma equipe já formada
- Faça o dever de casa antes
Somente durante a função de líder que você vai poder conhecer a equipe, entender a cultura, a rotina e como as coisas funcionam. Mesmo assim, antes do primeiro dia, tente colher o máximo de informação possível. Qual o tamanho do seu time, quem são as pessoas etc.
- Apresente-se para todos
Mesmo que separadamente, é importante se apresentar rapidamente para todos da equipe nos primeiros dias, até para os que não irão responder diretamente a você. Apesar de levar um tempo para se criar alguma afinidade, uma boa impressão pode ajudar nos mapeamentos iniciais.
- Promova a integração
Se a empresa não possuir um plano de integração formal, peça para passar por todas as áreas antes de assumir as atividades para as quais foi contratado. Isso lhe ajudará a se ambientar e a entender os processos.
- Entenda o ambiente
Ao longo dos primeiros dias, tente entender a dinâmica da equipe: reveze almoços, reuniões e cafés pelo menos com os que respondem direto a você. Tente identificar também possíveis descontentes ou frustrados com a sua chegada, por uma não promoção. Seja um bom ouvinte e observador.
- Alinhe expectativas
Alinhe com seu gestor ou sócio qual expectativa de primeiras entregas de resultados e prazos, e veja se o seu time tem o mesmo direcionamento. Assim, pode reforçá-lo ou alinhar todos na mesma direção.
- Identifique gargalos ou incêndios
Sem perder o foco das primeiras entregas alinhadas, identifique possíveis processos que estão com sérios problemas e são essenciais no dia a dia. Isso com certeza lhe ajudará a manter o time mais focado em coisas importantes no curto prazo, e trará a equipe para o seu lado mais rapidamente.
- Coloque mãos à obra
Sempre que possível, coloque a mão na massa para ajudar o seu time, vá além das suas atribuições. Mostre, na prática, que você veio para somar e que todos podem contar com você, evitando os tradicionais discursos.
- Seja transparente e sincero
Dentro dos assuntos não confidenciais, seja transparente e sincero com a equipe. Alguns podem aproveitar a recente chegada do novo gestor para reivindicar promoções e afins. Assim, explique também o porquê de algumas decisões difíceis que precisou tomar, caso isso esse tipo de situação ocorra.
- Tenha humildade
Mesmo que se depare com problemas conhecidos e/ou vivenciados e já saiba o caminho ou uma parte da solução, ouça as pessoas envolvidas e as deixe opinar. No entanto, não deixe que esse processo se torne improdutivo. Compartilhe algumas decisões.
- Seja justo e ético
Trate todos como iguais, tanto na relação profissional como na postura pessoal. Ou seja, use os mesmos critérios para: cumprimentar, elogiar, chamar atenção, promover, desligar e realizar eventos fora da empresa. Mostre que não tem preferidos e nem as chamadas “panelas”.
- Desafie
Aproveite o máximo de cada pessoa. Ser justo com todos não significa usar o mesmo estímulo de desafios com todos. Aumente as dosagens conforme as respostas que receber, sem perder o suporte.
- Aplique feedbacks
Feedback é sempre uma boa ferramenta de alinhamento de expectativas e aperfeiçoamento profissional, e deve ser levado muito a sério. Assim que possível, aplique à equipe.
- Valorize o reconhecimento
Se existir espaço, esse reconhecimento é importante, mas alinhado com o candidato certo. Dê preferência em promover as pessoas internamente. Além de motivá-las, você mostrará a todos que existe um caminho para crescer.
- Trabalhe no desenvolvimento de pessoas
Não caia na armadilha de ocupar sua agenda 100% com tarefas, reuniões e lista de coisas a serem feitas. Cuide da gestão de pessoas, identifique talentos dentro e fora da empresa, e tenha certeza que estão se desenvolvendo (pelo menos alguns).
- Seja espontâneo
Seja sempre você mesmo. Essas dicas e qualquer outra cartilha precisam vir de você ou serem desenvolvidas/lapidadas, mas nunca forçadas.
Michel Gardim é Gerente de Operações da Petlove.