BenefíciosMarketing de Conteúdo

Funcionários motivados: pode ser mais fácil do que pensa

Um grande gestor investe nos seus funcionários e sabe da importância de uma boa gestão de pessoas para o seu negócio

A busca por funcionários motivados tem se tornado cada vez mais importante para as empresas. Afinal, ter uma equipe engajada e motivada é o objetivo de qualquer gestor. Podemos dizer que é um desafio para qualquer líder conseguir uma equipe que entrega bons resultados e seja motivada simultaneamente.

Se você é um gestor e não sabe como conseguir esse objetivo, continue acompanhando esse artigo e verá que pode ser mais simples do que você pensa.

Qual a importância de ter colaboradores motivados?

Antes de conferir dicas práticas para manter os seus colaboradores motivados, é importante entender por que é tão relevante para as empresas ter uma equipe satisfeita e feliz.

Um ambiente agradável faz toda a diferença, não é mesmo? Não é diferente para as empresas.

Quando o ambiente de trabalho é composto por pessoas engajadas, satisfeitas e reconhecidas, fica ainda mais fácil atingir resultados e ver a empresa como uma referência, como um bom lugar para se trabalhar, por exemplo.

Portanto, é de extrema importância que os seus colaboradores se sintam felizes no ambiente de trabalho, pois isso reflete diretamente nos resultados da empresa.

Já imaginou se você é um dentista dono de um consultório odontológico e o seu funcionário, que está insatisfeito, acaba atendendo um paciente de forma inadequada? Esse tipo de atendimento, certamente, fará com que o seu paciente tenha uma imagem ruim do seu consultório.

Além disso, é muito importante que a sua empresa seja uma referência internamente para depois conquistar clientes externos, pois os resultados são um reflexo de toda a sinergia empresarial, considerando desde o setor operacional até o administrativo, por exemplo.

Conseguiu entender a importância de se preocupar com o bem-estar dos seus funcionários? Para saber mais continue lendo esse artigo e confira dicas fundamentais para conseguir o seu objetivo com um bom gestor de pessoas.

Formas práticas para motivar a sua equipe 

Já ouviu falar em redução de turnover? Pois bem! Esse termo denomina a redução do índice de rotatividade de uma empresa. Um dos primeiros passos para identificar se a sua equipe está desmotivada é avaliando o índice de turnover.

Você pode estar se perguntando como conseguir isso: saiba que é simples! A sua empresa tem um alto índice de pedido de demissão? Se os seus funcionários pedem demissão com frequência, esse é o maior indício de que a sua empresa precisa avaliar processos internos, considerando a possibilidade de existir uma gestão ineficaz, que precisa ser melhorada.

Se o cenário mencionado acima descreve a situação atual da sua empresa, não deixe de conferir abaixo algumas dicas que podem reverter esses índices e tornar a sua empresa em um excelente lugar para se trabalhar:

Assuma a responsabilidade 

É muito importante que um líder domine todos os processos e dê suporte aos seus funcionários. Sendo assim, em casos de anomalias, erros e imprevistos, seja o primeiro a assumir a responsabilidade. Afinal, é você quem direciona a equipe.

Esteja sempre a frente buscando soluções e, de forma alguma, deixe a sua equipe desamparada quando um problema surgir. Lembre-se que você é o grande responsável.

Transmita confiança

Conquistar a confiança da equipe pode ser mais fácil do que imagina, desde que suas ações sejam transparentes e respeitosas. Criar esse laço de confiança, facilitará o trabalho e a relação profissional entre gestor e funcionário.

Estabeleça uma boa comunicação 

Agendar reuniões, conversar individualmente com cada integrante, criar situações para conversar sobre assuntos variados e até pessoais,contribui para a rotina profissional.

A comunicação é a chave para atingir uma sinergia e alcançar bons resultados, portanto, estabeleça uma comunicação clara e objetiva.

Respeite as particularidades de cada um

O respeito, sem dúvida, é um do ponto mais importante para qualquer relação, inclusive para o mundo corporativo. É essencial que você saiba diferenciar cada funcionário e entenda as particularidades de cada um.

Saiba reconhecer as qualidades da sua equipe

É indispensável que um bom gestor saiba reconhecer as qualidades dos seus funcionários. Quando atingirem bons resultados, por exemplo, saiba elogiar. Além disso, presentear os seus colaboradores é uma ótima dica para motivá-los a permanecerem bons profissionais.

Além disso, promovê-los com um aumento salarial também é uma das formas mais eficazes de garantir que estarão motivados e de mostrar o reconhecimento por parte da empresa.

Ofereça benefícios empresariais 

Os benefícios oferecidos por uma empresa contribuem para a motivação dos funcionários. Existem muitos benefícios que fazem com que os funcionários se sintam valorizados.

Além dos benefícios que geralmente são comuns nas empresas, como o vale-transporte, vale-refeição, convênio odontológico e médico, é possível oferecer outros benefícios que serão um diferencial para a sua empresa.

É necessário pensar em quais serviços os seus colaboradores mais se interessam e quais são viáveis para a sua empresa.

Investir em um momento de lazer para os funcionários na hora do almoço, contratar um plano odontológico empresarial que ofereça bons tratamentos, estabelecer parcerias para oferecer descontos em serviços ou produtos, entre outros.

Invista em treinamento e cursos 

Apostar na capacitação dos seus funcionários pode ajudá-los profissionalmente e, consequentemente, fazer com os resultados da sua empresa melhorem ainda mais.

Ter profissionais capacitados e motivados é o sonho de muitos gestores, portanto, sempre que puder, tente investir em cursos e treinamentos.

Chegou a hora de colocar em prática 

O grande segredo para ter uma equipe motivada é saber e gostar de lidar com pessoas. Um grande gestor investe nos seus funcionários e sabe da importância de uma boa gestão de pessoas para o seu negócio.

Estabelecer uma cultura organizacional consolidada é um dos pontos chaves para colocar todas as dicas acima em prática.

Portanto, pense em como quer que as pessoas vejam a sua empresa e encontrará inúmeras formas de se tornar uma referência no que deseja, inclusive, na conquista por uma equipe motivada e engajada.

Conteúdo produzido por Letícia Monaly | Produtora de conteúdo na Ideal Odonto

Confira também:

PodCast: A Ciência da Felicidade

Plano odontológico, qual importância desse benefício para a empresa?

Amazon e Apple são as empresas mais disruptivas segundo líderes globais de tecnologia, aponta KPMG

Clique e confira nossos conteúdos publicados nas editorias de benefícios, saúde, qualidade de vida, segurança do trabalho, gestão de pessoas, boas práticas e soluções para RH

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar