Benefícios
Tendência

Funcionários satisfeitos resultam no sucesso da empresa

Já parou para pensar em como a satisfação dos funcionários de um negócio influencia em seus resultados?

Se você é um empreendedor, deve ter percebido que, muitas vezes, os colaboradores deixam a empresa porque encontraram oportunidades melhores. E pode ser até que esse “melhor” não tenha a ver com salário, mas com benefícios e plano de negócio.

Agora, se você já foi um funcionário, sabe melhor o quanto seus resultados caem quando você se vê insatisfeito. Por exemplo, quando a empresa muda benefícios arbitrariamente, ou quando seu trabalho não é reconhecido como importante.

Então, é essencial para um negócio manter os colaboradores satisfeitos. Aliás, isso é um ponto-chave para o sucesso de qualquer empresa.

A satisfação dentro da empresa ajuda, por exemplo, a aumentar a produtividade dos colaboradores. Também contribui para diminuir a rotatividade dos funcionários, reduz as faltas ao trabalho e melhora o ambiente profissional.

A dica para tornar o negócio tão atraente para os colaboradores é pensar em estratégias que combinem com a empresa.

Não é porque uma ação deu certo em um empreendimento, que terá efeito no seu. Na verdade, é preciso pensar nos objetivos desejados e no perfil de funcionários.

Pode ser que os colaboradores do negócio tenham mais interesse em mais benefícios do que em treinamentos. Então, por que cursos e capacitações seriam interessantes para aumentar a satisfação?

Então, é essencial planejar, junto ao RH da empresa, ações e atividades que trarão um bom resultado. E seus funcionários podem ajudar nisso. Basta permitir que eles entreguem sugestões aos seus superiores diretos, visando melhorar a empresa.

Muitos negócios, inclusive, permitem sugerir mudanças de modo anônimo. Assim, os colaboradores podem se sentir mais confortáveis para opinar e oferecer novas perspectivas ao empreendimento.

Ações e vantagens de ter funcionários satisfeitos

Claro que manter os funcionários satisfeitos pode trazer ótimos benefícios para uma empresa. Mas quais são exatamente esses benefícios, e o que fazer para alcançá-los? Veja abaixo!

  1. Plano de saúde empresarial

Um dos modos de cuidar dos funcionários e aumentar sua satisfação é oferecer um plano de saúde empresarial a todos.

O plano de saúde é uma oportunidade de o colaborador cuidar do seu bem-estar continuamente. Não apenas quando ele tiver problemas de saúde, mas também de forma preventiva.

Assim, os colaboradores se sentem mais seguros, por não terem que depender exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). A percepção de que a empresa está cuidando da sua saúde também ajuda a reforçar o desejo de “vestir a camisa” do negócio.

Já para as empresas, a principal vantagem de um plano de saúde empresarial é que, quando o funcionário se cuida melhor, ele fica doente menos vezes, falta menos ao trabalho e tem mais disposição para entregar um trabalho melhor.

  1. Canal de comunicação aberto

Outra dica para manter os colaboradores de uma empresa satisfeitos é estar sempre aberto para ouvir reclamações e sugestões. O RH da empresa precisa estar preparado e disposto a receber seus funcionários. Assim, eles se sentirão ouvidos e parte real do negócio.

Para a empresa, esse canal de comunicação pode render boas sugestões para a melhora dos resultados. Também pode ajudar a fazer uma gestão melhor, cuidando de corrigir os problemas apresentados pelos funcionários.

  1. Aprendizado contínuo

Investir em capacitação dos funcionários é sempre interessante. Afinal, conhecimento é sempre bem-vindo e pode ajudar a entregar resultados ainda melhores à empresa.

Então, cursos, treinamentos, reuniões e troca de experiências entre os próprios colaboradores podem ser bastante vantajosos.

  1. Feedbacks permanentes

Os colaboradores da empresa estão trabalhando bem, entregando bons resultados? Se sim, eles precisam saber disso, pois se sentirão valorizados e mais dispostos a continuar.

Feedbacks ruins são igualmente importantes. Se as entregas estão aquém do esperado, o colaborador precisa ser informado e orientado de como fazer melhor. Isso vai fazê-lo perceber que é parte importante do negócio, uma das engrenagens que fazem a empresa girar.

  1. Plano de carreira

Estabelecer um plano de carreira permite ao colaborador ver aonde ele pode chegar. Para a empresa, isso é bastante vantajoso, uma vez que retém talentos e estimula a entrega de resultados cada vez melhores.

Enquanto isso, os funcionários veem a possibilidade de crescer e alcançar posições melhores, com salários e condições de vida mais atrativas. O plano de carreira é algo que pode fazer muito bem à sua vida profissional e ao avanço do seu bem-estar.

Viu como manter os funcionários satisfeitos pode ser importante para o sucesso da empresa? Tomando ações relevantes para o negócio, os resultados e bem-estar dentro do empreendimento tendem a se tornar cada vez melhores.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia.com.br.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo