Moldando o futuro com a estratégia das 3 caixas: Como empresas e profissionais podem navegar na sociedade 5.0
Luana Lourençon, colunista do Mundo RH, se destaca no universo corporativo como especialista em comunicação e master coach de carreira. Além disso, foi reconhecida como LinkedIn Top Voice e é integrante do seleto grupo de LinkedIn Creator.
Certa vez, assistindo a uma palestra interna em uma das empresas em que trabalhei, ouvi um dos executivos da empresa dizer assim: “O que te trouxe até aqui, não garante o seu futuro”. A frase martelou na minha cabeça durante semanas e, especialmente neste momento do mundo em que vivemos, a ideia faz muito sentido.
Estamos em plena Sociedade 5.0, entendi que temos de aceitar que a tecnologia vai continuar evoluindo e mudando a forma de fazer as coisas rapidamente. E há um ponto importante neste contexto: mais do que nunca precisamos da sensibilidade humana na tomada de decisões e na condução dos relacionamentos dentro e fora das organizações.
Peter Druker dizia que “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”. Eu acredito, na linha desta grande referência da Administração e do Marketing, na utilização e implantação de estratégias – na gestão dos negócios e na gestão das nossas carreiras.
Neste artigo, compartilho com você a Estratégia das 3 Caixas, desenvolvida por Vijay Govindarajan, renomado especialista em inovação e estratégia empresarial. Minha proposta é, por meio desta abordagem, contribuir para que empresas e profissionais moldem o futuro do seu setor e de suas carreiras e se destaquem em um ambiente em constante transformação.
Compreendendo as 3 Caixas de Govindarajan:
A Estratégia das 3 Caixas é baseada na ideia de que as empresas devem dedicar tempo e recursos para gerenciar três dimensões essenciais do seu negócio: o presente, o passado e o futuro. Cada caixa representa um conjunto de atividades e abordagens distintas:
Caixa 1 | Gerenciando o presente:
A proposta desta caixa é fazer com que as empresas se concentrem em otimizar suas operações atuais, melhorando a eficiência, mantendo a qualidade e buscando a excelência em sua linha de produtos ou serviços. É fundamental ter uma gestão sólida e eficiente do negócio atual para garantir sua sustentabilidade e lucratividade.
⭐Com a nossa carreira, acontece o mesmo. E para garantir a qualidade, inovação e o desenvolvimento contínuo, recomendo sempre aos meus alunos e mentorados as seguintes ações:
Investir no autoconhecimento
Fortalecer a autoconfiança
Ampliar e cultivar a rede de relacionamentos
Planejar e executar ações estratégicas de desenvolvimento pessoal
Caixa 2 | Esquecendo o passado:
Já trabalhei em empresas em que colegas insistiam em dizer “mas para que vamos mudar? Sempre foi assim…”. Mas você se lembra que o que te trouxe até aqui não garante o seu futuro, certo? (Inclusive vi alguns destes colegas sendo demitidos por estarem estagnados).
Esta etapa da estratégia sugere questionar os pressupostos e modelos de negócios existentes. Aqui, as empresas devem desafiar as práticas estabelecidas, abandonar o que não funciona mais e estar dispostas a questionar suas próprias crenças. É um momento de experimentação e de explorar novas oportunidades.
⭐Funciona para carreira? Com certeza. Te convido aos seguintes questionamentos:
Quais processos da sua área estão obsoletos?
Quais competências comportamentais você percebe que são importantes dentro do seu contexto atual?
Ao observar e conversar com quem é referência, quais são as boas práticas que você deve adotar?
E por fim… O que você deve abandonar para haver espaço para o novo?
Caixa 3 | Criando o futuro:
Na Caixa 3, as empresas devem focam na criação do futuro, desenvolvendo novos modelos de negócios, produtos e serviços. É o espaço para a inovação disruptiva e para a exploração de tendências emergentes. Aqui, a empresa deve se antecipar às mudanças e identificar oportunidades que possam levá-la a um novo patamar de sucesso.
⭐Na sua gestão de carreira, entender as tendências do futuro e antecipar-se a elas, implica em questionamentos como:
Como a tecnologia impacta o seu trabalho hoje?
Quais ferramentas e funcionalidades podem te ajudar a ser mais produtivo e competitivo?
Quais tarefas podem ser substituídas por máquinas?
Qual é o seu diferencial humano, que implica em sensibilidade e competências comportamentais?
O futuro é incerto, mas ao aplicar a Estratégia das 3 Caixas – na sua empresa, na carreira e na vida, as chances de sucesso aumentam.
Ao gerenciar o presente de forma eficiente, desafiar os paradigmas estabelecidos e criar o futuro com base nas tendências emergentes, as empresas e as pessoas podem se posicionar à frente da concorrência e aproveitar as oportunidades que surgem.
⭐Isso é ser 5 Estrelas!
A Estratégia das 3 Caixas não é um modelo estático, mas sim um processo contínuo de adaptação e inovação.
Agora me conta nos comentários: qual foi o seu principal insight a partir da Estratégia das 3 Caixas?