Rodrigo de Godoy, diretor de Arquitetura Educacional e Soluções Integradas do UOL EdTech, explica os principais fatores em destaque para o próximo ano no segmento
Com um novo ano, surge a necessidade de avaliar as principais transformações que aconteceram nos últimos doze meses e as ferramentas que poderão contribuir com a perpetuação da evolução, especialmente quando se trata do mundo corporativo. Compreender e antecipar as tendências da Educação Corporativa é fundamental para as organizações que buscam prosperar em um ambiente empresarial mais competitivo e dinâmico em 2024.
Diante desse cenário, Rodrigo Godoy, diretor de Arquitetura Educacional e Soluções Integradas do UOL EdTech, maior empresa de tecnologia para educação do Brasil, explica as cinco principais macrotendências que vão direcionar o olhar das áreas de Recursos Humanos, Educação Corporativa e Treinamento e Desenvolvimento.
“É importante estarmos atentos às mudanças que já estão ocorrendo e que continuarão a transformar e aprimorar o cenário da educação corporativa. Isso inclui desafios como escassez de liderança, além da constante evolução no uso da inteligência artificial e plataformas, como o Talent Marketplace”, explica Godoy.
Escassez de Talentos: desafio na gestão de pessoas
A escassez de talentos, apontada como um dos principais desafios corporativos de 2023, permanecerá nos próximos anos, segundo o executivo. De acordo com dados de uma pesquisa realizada em Abril de 2023, pela Gartner, renomada empresa de consultoria norte-americana, 89% dos líderes de Recursos Humanos consideram os planos de carreira em suas organizações pouco claros ou pouco atrativos, fato que evidencia a importância de uma administração mais próxima do colaborador.
“É crucial investir no desenvolvimento contínuo dos profissionais, proporcionando flexibilidade no tempo e local de trabalho, e introduzindo benefícios inovadores. Carreiras adaptativas, baseadas em ciclos curtos e interações frequentes, também se mostram fundamentais”, afirma Godoy.
Talent Marketplace: transformando o acesso a oportunidades profissionais
Os Talent Marketplaces, plataformas cujo principal objetivo é mapear talentos e facilitar o acesso a oportunidades alinhadas a perfis mais específicos, podem, segundo o diretor do UOL EdTech, incorporar novas funcionalidades para aprimorar ainda mais o mercado de trabalho.
“Quando falamos sobre Talent Marketplace, não é só uma plataforma para se conectar, mas também um local para garantir que os profissionais tenham um fit com as vagas abertas e recebam acesso ao seu desenvolvimento com base nas competências mais requeridas naquela empresa, para que aconteça o crescimento profissional e a possibilidade de participar de novos desafios”, comenta o executivo.
Ou seja, além de direcionarem a força de trabalho para oportunidades com maior aderência do perfil, esses espaços podem promover a retenção de talentos – importante movimento em meio a chamada “Escassez de Talentos” – e a mobilidade interna, essencial para o desenvolvimento particular de carreiras e uma ferramenta eficiente na constante evolução do mercado de trabalho.
Líderes para o Novo Mercado: necessidade do desenvolvimento adaptativo
O cenário de constante transformação demanda uma liderança adaptativa e consciente. Segundo a Gartner, 28% dos líderes de nível médio não recebem o desenvolvimento adequado, enquanto 24% dos gestores de Recursos Humanos consideram que as empresas não estão preparando seus líderes para o futuro.
Nesse contexto, para um crescimento mais assertivo, é necessário que a instituição esteja disposta a percorrer um caminho que envolve investimento em ferramentas como capacitação, liderança baseada em dados, humanização, desenvolvimento de habilidades futuras, priorização da saúde mental das equipes, autenticidade, transparência e protagonismo na experiência do colaborador.
Impactos da IA generativa em Educação Corporativa: desafios e oportunidades
Conforme pesquisa de Outubro de 2023, da AMCHAM (American Chamber of Commerce), 56% das empresas preveem um crescimento de 20% de uso da inteligência artificial em seus processos no próximo ano. O levantamento também revelou que cerca de 62% das corporações estão em fase de aprimoramento de prontidão para trazer maior inovação para o já vasto universo da IA.
“Atualmente mais da metade das organizações já incorporam essa tecnologia para automatizar tarefas, reduzir custos e facilitar a tomada de decisões. A preparação das equipes para operar soluções de IA vai além das competências técnicas, exigindo também habilidades comportamentais e uma mudança de mindset para perceber a tecnologia como uma solução eficaz”, enfatiza Godoy.
Os dados ressaltam a crescente importância da inteligência artificial na estratégia corporativa, apontando para uma tendência de adoção contínua e a necessidade de uma preparação adequada para aproveitar ao máximo as inovações que o mercado tem a oferecer.
A nova Educação Corporativa: adaptação para o futuro profissional
Caracterizada por um sistema de aprendizagem híbrida – ou seja, que envolve a humanização de programas já disponíveis -, a Educação Corporativa em 2024 deve exigir ainda mais equilíbrio entre as habilidades de gestão humana e o uso da tecnologia.
“As organizações enfrentam um momento de adaptações e transformações quando se trata de Educação Corporativa, a qual está se moldando cada vez mais em meio aos recursos tecnológicos, mas concomitantemente ao recuso humano e suas habilidades, que é o equilíbrio necessário para a evolução do segmento no próximo ano”, conclui Godoy.