Tecnologia

Futuro exponencial para o mercado de cloud

A implementação do PIX também acelerou a necessidade dos serviços em nuvem

É fato que a pandemia provocou um movimento intenso especialmente nos serviços de cloud computing. No entanto, bem antes disso, muitas empresas já haviam se antecipado e promoveram uma profunda reformulação das suas ofertas em nuvem buscando o fortalecimento do core business para atender as necessidades mais críticas de modernização neste mercado. Com as ofertas customizadas, combinadas com o cenário da pandemia e da aceleração na transformação digital, culminaram em um crescimento significativo dos resultados em nuvem.

Os serviços em nuvem possuem uma característica de grande horizontalidade, suportando todos os setores em diferentes aspectos. Desta forma, com o avanço da pandemia, recorrer ao cloud computing tornou-se uma estratégia ainda mais prioritária para a rápida mudança de curso e replanejamento. Alguns setores ganharam protagonismo e destaque em função da necessidade gigantesca de executar suas atividades com destreza e agilidade como, por exemplo, empresas de call center e telemarketing, uma vez que as vendas por telefone tiveram uma adoção massiva nos três primeiros meses da pandemia, implementando o modelo de home office ou trabalho remoto.

Um segundo caso interessante no movimento observado foi a alta procura do setor de telecomunicação, com a necessidade de expansão de capacidade em cloud privada, dada a alta demanda com o movimento cada vez mais remoto nas companhias.

Outro aspecto muito importante que deve ser ressaltado é que a pandemia ocorreu no mesmo período de intensa implementação do PIX no setor financeiro no Brasil e, em função da agilidade e da escalabilidade desta tecnologia, observou-se forte movimento de modernização com os bancos.

Com base nos casos anteriores, a demanda por trabalho remoto, com estações de trabalho, conexões VPN, acesso remoto a arquivos e colaboração e videoconferência atingiu seu ápice durante os meses iniciais da pandemia e segue em evidência. No período de maio a outubro, a interação com o setor financeira foi ainda mais potencializada com a demanda em desenvolvimento da cloud native para integração de soluções do PIX, que foram incorporadas e lançadas para o mercado no mês de novembro.

Portanto, o que vamos continuar vendo nos próximos meses é o crescimento exponencial desta tecnologia que assumiu seu lugar de destaque e interesse no mundo corporativo em geral, ativando a produtividade em tempos ainda incertos.

Por Lidiane Carvalho – líder de Cloud Services da TecCloud, empresa do Grupo Stefanini.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo