Gabriela sucede Leila Abraham Loria e presidência do conselho do instituto segue ocupada por mulheres. Mandato vai até 2024
Gabriela Baumgart acaba de assumir a presidência do conselho de administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para o mandato 2022-2024. Conforme prevê o estatuto social do instituto, a escolha foi feita por unanimidade entre integrantes do próprio órgão colegiado, durante reunião realizada na manhã de hoje, a primeira subsequente à Assembleia Geral Ordinária.
Gabriela, que sucede Leila Abraham Loria, é membro do conselho de administração do IBGC desde 2020 e no instituto já atuou como coordenadora da Comissão de Empresas de Controle Familiar (2018-2020). Atualmente, é integrante do conselho de administração e do Comitê de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Baumgart, faz parte da terceira geração da família empresária e preside o Instituto Center Norte. Sua atuação em conselhos de administração se estende por organizações como a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o Instituto de Apoio ao Grupo Mulheres do Brasil, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Track & Field.
Para a vice-presidência, até então representada pelos conselheiros Aron Zylberman e Iêda Novais, foram eleitos: Leonardo Pereira, ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que também coordenou o comitê de reparação da Vale e atua como conselheiro de administração do Fundo Garantidor de Crédito e da 2W Energia, e Leonardo Wengrover membro do conselho de administração do IBGC desde 2019 e que já atuou na coordenação do Capítulo Rio Grande do Sul. Wengrover é sócio fundador e CEO da W Advisors Family Office, conselheiro consultivo da Unifacisa e conselheiro fiscal do Instituto Lojas Renner.
A nova composição do conselho de administração do IBGC para o mandato 2022-2024 foi eleita em Assembleia Geral Ordinária, realizada em 25 de março de 2022. Nove associados pessoas físicas foram eleitos para um mandato unificado de dois anos, permitidas duas reeleições consecutivas. Os conselheiros atuam em regime pro bono e não ocupam cargos executivos no instituto. A composição atual é formada por:
● Alberto Messano, administrador e economista, é sócio gerente da Alanco Desenvolvimento de Negócios. Foi presidente da Telecom Personal (TIM) da Argentina e atuou por dois anos como diretor financeiro do IBGC.
● Cristina Lucia Duarte Pinho, engenheira mecânica, é conselheira de administração na Ocyan e atua no terceiro setor para promoção do desenvolvimento sustentável. Já foi gerente-executiva na Petrobras.
● Deborah Patricia Wright, administradora de empresa, é conselheira do Banco Santander. Já atuou como conselheira independente na Lojas Renner e Eurofarma Laboratórios e possui experiência diversificada na indústria de bens de consumo e varejo.
● Eduardo Shakir Carone, administrador de empresas, é CEO da organização Atlas Governance e especialista em inovação e transformação digital, com experiência em gestão de fundos e participação em conselhos de administração.
● Gabriela Baumgart (presidente do conselho de administração do IBGC), advogada, é conselheira de administração do Grupo Baumgart. Já foi coordenadora da Comissão de Empresas de Controle de Familiar do instituto e possui ampla experiência em governança e gestão de empresa familiar.
● João Laudo de Camargo, advogado, é conselheiro de administração do BNDES e sócio do escritório Bocater, Camargo, Costa e Silva, Rodrigues Advogados. Possui atuação sólida na área do direito e experiência em empresas estatais
● Leonardo P. Gomes Pereira (vice-presidente do conselho de administração do IBGC), engenheiro e economista, ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
● Leonardo Wengrover (vice-presidente do conselho de administração do IBGC), engenheiro, é sócio fundador e CEO da W Advisors Family Office.
●Sergio Ephim Mindlin, engenheiro e doutor em administração, é conselheiro de administração da Fundação Roberto Marinho e membro das Comissões de Sustentabilidade e de Ética na Governança do IBGC.