Executiva assume a liderança de marketing da fintech com foco em expansão internacional, inovação e fortalecimento da diversidade de gênero na liderança.
A Monkey, empresa em antecipação de recebíveis na América Latina, acaba de anunciar a nomeação de Gabriele Iada como sua nova Chief Marketing Officer (CMO). A executiva assume o cargo com a missão de liderar as estratégias de marketing da fintech em um novo momento de expansão, fortalecendo sua presença no Brasil e em mercados internacionais como Estados Unidos, México e Chile.
Na empresa desde 2018, Gabriele foi a primeira mulher contratada pela Monkey e agora passa a liderar as áreas de inteligência comercial, inovação e marketing. Como CMO, sua atuação abrangerá Growth, Branding e Farming, com o objetivo de acelerar os programas de antecipação da plataforma, reforçar o posicionamento da marca e fortalecer o relacionamento com fornecedores.
“Em oito anos de operações da plataforma, desenvolvemos uma expertise de mercado que posicionou a Monkey como o marketplace de recebíveis líder na América Latina. Ao assumir a liderança de marketing, meu principal objetivo é impulsionar a expansão nos mercados nacional e internacional”, afirma Gabriele Iada.
A nomeação coincide com um momento estratégico para o setor, marcado por avanços regulatórios no Brasil — como a regulamentação da duplicata escritural, implementada no fim de 2024. A mudança deve ampliar ainda mais o potencial da Monkey, permitindo a conexão de um número maior de empresas ao marketplace e aumentando o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas.
Diversidade e liderança feminina na Monkey
A chegada de Gabriele ao comando da área de marketing também reforça o compromisso da Monkey com a diversidade e a equidade de gênero. Atualmente, 46% das posições de liderança da fintech são ocupadas por mulheres. Em 2024, a empresa intensificou seus investimentos em ações afirmativas para promover maior representatividade.
“Na Monkey, temos como cultura valorizar os profissionais por suas competências. Reconhecemos a importância da diversidade nas equipes e, principalmente, o impacto positivo da liderança feminina. Por isso, investimos no desenvolvimento dos talentos internos e acompanhamos de perto seu crescimento. Um exemplo disso é a Gabriele, que está conosco há alguns anos e tem se destacado. Essa valorização faz parte do nosso processo natural de crescimento, que reconhece tanto as conquistas individuais quanto o impacto coletivo da equipe”, destaca Gustavo Muller, CEO e cofundador da Monkey.
A empresa também tem aumentado, ano após ano, a contratação de mulheres: em 2023, 55% das admissões foram do público feminino — índice que subiu para 60% em 2024. Pela primeira vez, a Monkey ultrapassou a marca de 50% de mulheres no quadro de funcionários, atingindo 50,43%, frente a 49,57% de homens.