Por Bruno Favari, Gerente de Desenvolvimento na Pontomais
Garantir o engajamento das equipes em atividades internas é sempre um desafio para as empresas e por se tratar de um fator de grande importância para o desenvolvimento dos colaboradores e realização dos objetivos gerais das organizações, é imprescindível investir em ferramentas que auxiliem a resolver essa questão. A Gamificação é uma ferramenta que tem crescido no mercado como uma forma de incentivar e dar ânimo aos colaboradores.
O que é gamificação?
Gamificação tem origem da palavra “game” (jogo) e tem como proposta o “aprender brincando”. A metodologia consiste basicamente em transformar situações comuns e cotidianas em um tipo de jogo, implantando sistemas de pontuação e de competição entre os colaboradores com a finalidade principal de motivar o engajamento interno.
Com a implementação dessa metodologia, o aumento do engajamento interno acontece de forma natural uma vez que a competição envolve o colaborador de forma emocional. Ou seja, ele entende onde precisa chegar, o que precisa fazer para chegar lá e quais as etapas necessárias até alcançar o objetivo.
Além de melhorar o engajamento, a Gamificação pode ser usada para diversas finalidades dentro de uma organização, como por exemplo:
- Produtividade
A partir de ferramentas como o Universo do Tempo da Pontomais, em que a ideia é que os colaboradores passem a registrar com maior precisão os pontos de trabalho, a gamificação pode levar a um aumento da produtividade. Dessa forma, os gestores e responsáveis pelas áreas conseguem ter uma visão mais sistêmica do comprometimento e motivação de cada colaborador.
- Foco
O foco na gamificação é uma consequência das etapas criadas dentro desse universo. Se o objetivo final interessar aos colaboradores e os passos para alcançar esse objetivo estiverem claros, eles tendem a se concentrar no processo até que a finalidade seja alcançada, mantendo-se mais focados nas atividades propostas.
- Determinação
A determinação está diretamente ligada à motivação dos colaboradores de fazerem aquele objetivo final acontecer, seja ele a finalização de um projeto ou uma meta geral em que é necessária a participação constante de todos.
Ao ter uma estrutura como a da gamificação, em que é possível ver todas as pontas do jogo (etapas – objetivo – recompensas), é mais fácil manter a equipe ativa e determinada a finalizar aquele escopo de atividades.
- Autoavaliação e acompanhamento de desempenho
Por se tratar de uma ferramenta baseada em etapas, ou fases de um jogo, a Gamificação também facilita a visualização de desempenho, já que é possível mensurar as entregas de acordo com as etapas superadas. Além disso, também é um exercício onde o colaborador é capaz de auto avaliar o próprio desempenho e
buscar formas de melhorar.
Gamificação é diferente de jogo?
Por mais que a gamificação tenha a derivação de uma estrutura de brincadeira, competição e jogos, a sua intenção é outra. Enquanto um jogo possui o objetivo único de entreter, a gamificação aplica mecânicas à realidade dos participantes, envolvendo objetivos diferentes.
E quando aplicada a realidade empresarial, esses objetivos podem estar diretamente ligados ao desempenho individual de cada colaborador.
Tipos de Gamificação:
Apesar de ser uma tendência que cresceu no meio digital, principalmente por conta dos novos modelos de trabalho a distância, a gamificação pode ser tanto digital quanto analógica.
A Gamificação Analógica acontece fora dos dispositivos eletrônicos e utiliza materiais físicos para acontecer. Muito similar aos jogos de tabuleiro, cartas e dinâmicas presenciais que contenham essa ideia de jogo como plano de fundo, esse modelo de Gamificação só pode ser realizado presencialmente e costuma ser mais utilizado para atividades de aprendizado ou de tomada de decisões básicas dentro das organizações, como por exemplo votar a importância e/ou prioridade das atividades do mês/semana.
Já a Gamificação Digital traz um universo online que possibilita a participação de colaboradores remotamente, o que aumenta em 4x a participação dos mesmos e acelera o processo de aprendizagem. Para a implementação desse modelo é necessário fazer uso de ferramentas digitais e plataformas que possuem uma infraestrutura pronta para o uso ou, para empresas que possuem o desejo de uma interface própria, o desenvolvimento de um ambiente digital próprio.