Boas práticasGestãoPublieditorial

General Mills ouve colaboradores e opta por modelo de trabalho essencialmente virtual

Decisão se baseou em pesquisa com cerca de 400 colaboradores, na qual 90% de seus talentos elegeram o modelo como o melhor

A General Mills Brasil, dona de marcas reconhecidas e presentes na vida dos brasileiros – Yoki, Kitano e Häagen-Dazs, com base em uma pesquisa realizada com cerca de seus 400 colaboradores, incluindo profissionais de todos os níveis e lideranças, e em perspectivas de experiências globais, adotou, desde o início de 2022, o modelo de trabalho essencialmente virtual.

“Somos uma das líderes globais do setor de alimentos e conhecidos no mercado por sermos uma empresa comprometida com a saúde e a segurança dos nossos talentos. Esse modelo é o que se encaixa melhor em nosso modo de operar e o resultado de 90% de aprovação por conta dos colaboradores reflete que estamos no caminho certo de onde queremos chegar em termos de ambiente de trabalho, para sermos uma empresa moderna, inclusiva e flexível”, afirma Gustavo Almeida, gerente de Recursos Humanos da General Mills Brasil.

Como surgiu

A General Mills já vinha se estruturando e contemplando a entrada do home-office em sua estratégia de modelo de trabalho. Com a pandemia, o projeto foi acelerado, o que permitiu a empresa ter sido uma das primeiras empresas a declarar o trabalho remoto às equipes.

“A pandemia foi um evento sem precedentes, que trouxe desafios que nos fizeram sair da nossa zona de conforto em diversos aspectos. Já contemplamos o modelo em nosso planejamento estratégico, e os últimos dois anos aceleraram o processo, o que nos permitiu melhorar, na prática, o modelo implementado”, comenta Gustavo.

Desde o início de 2020, os colaboradores da empresa começaram a trabalhar de home-office e apenas algumas áreas continuaram trabalhando presencialmente por conta da natureza de suas funções, porém, sempre seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Segundo o executivo, a General Mills entendeu que o modelo projetado foi comprovado e funcionou durante o período, por isso, a companhia avaliou os benefícios que o modelo trouxe para o negócio e decidiu entender se funcionou da mesma forma aos colaboradores.

“Passamos por este período trabalhando com o mesmo propósito que nos levou cada vez mais adiante. Mas além da saúde do negócio, respeitamos, desenvolvemos e investimos em nossas pessoas, por isso, entendemos que o melhor caminho era ouvir nossos colaboradores”, complementa Gustavo Almeida.

 

O dia a dia

O modelo escolhido foi o essencialmente virtual, que consiste em dar preferência ao trabalho remoto, mas que conta com encontros presenciais de forma pontual. Com a decisão tomada, desde janeiro de 2022, o escritório da General Mills foi reaberto, e está sendo adaptado para a nova realidade, com espaços mais flexíveis e atraentes para atender às necessidades dos colaboradores, que agora só vão ao escritório de duas a três vezes por mês. As idas são sempre para os encontros com propósitos pré-definidos e conectados aos quatro “Cs” da empresa: conectar, criar, celebrar e colaborar.

“Avaliamos que trabalhar remotamente atende as expectativas dos nossos colaboradores e traz inúmeros benefícios, passando por produtividade, qualidade de vida, saúde mental, entre outros. Claro que se o colaborador quiser ir mais dias ao escritório, o espaço também está aberto. O importante é que trabalhe da forma como se sentir melhor. Por isso, oferecemos um ambiente de trabalho flexível e inovador aos nossos profissionais, propiciando integração e colaboração, que está sendo viabilizado pelos encontros presenciais sempre vinculados a um propósito claro”, ressalta Gustavo.

Novos benefícios

Além do modelo de trabalho, a General Mills, por meio da pesquisa, ouviu seus colaboradores sobre benefícios e para atender ao novo cenário, decidiu flexibilizar os benefícios. A companhia implementou auxílio mobilidade, crédito para locomoção de casa ao escritório; suporte para home office, apoio financeiro para pagar contas de internet, energia e montar seu escritório em casa; além do Gympass como incentivo à prática de exercícios físicos.

Outros programas bem-avaliados pelos colaboradores foram: licença maternidade de seis meses e a de paternidade de 20 dias, bem como o programa de parentalidade “Bem Nascer”, que consiste em uma equipe dedicada a ajudar na marcação de exames e consultas médicas pelo plano de saúde.

Mudanças efetivas no cotidiano de trabalho

Com a constatação junto às lideranças de que as idas ao escritório só são necessárias esporadicamente, a liderança da General Mills decidiu extinguir o ponto eletrônico para funções que permitem a jornada 100% flexível, já que o importante são as entregas/resultados e cada colaborador pode trabalhar em horários que fazem mais sentido para si;

Outra medida importante para garantir o equilíbrio cotidiano é que a companhia orienta os gestores a não realizarem reuniões no período de almoço e a bloquear as agendas antes das 8h e depois das 17h, limitando os encontros presenciais e virtuais. Esse é um cuidado recomendado pelos especialistas, porque, segundo eles, nesses horários as pessoas que têm filhos, em geral, podem levar ou buscar as crianças na escola, ou fazer as refeições em família.

Resultados

Após mais de 3 meses do início do novo modelo, a companhia aplicou outra pesquisa para entender a satisfação dos colaboradores nesse início de ano com o essencialmente virtual e os resultados foram totalmente positivos: 92% dos colaboradores disseram que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o modelo atual.

O tempo perdido no trânsito hoje é utilizado pelos profissionais para interagirem mais com suas famílias, fazerem atividades físicas, estudarem e até mesmo para desenvolver habilidades para o crescimento profissional e pessoal.

Os encontros realizados nos escritórios são mais produtivos, interativos e alegres, pois os profissionais têm a oportunidade de estreitar os laços desenvolvidos no dia a dia virtualmente e de utilizar o tempo juntos para trocar conhecimentos e ideias, que se revertem em bons resultados para os negócios da General Mills Brasil.

A empresa pretende ainda este ano aplicar outra pesquisa para continuar acompanhando o processo. E para quem conhecer mais da General Mills ou tem o interesse em atuar na empresa, basta acessar a página de carreiras da empresa e enviar seu currículo: https://careers.generalmills.com/career-areas?lang=pt-BR.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo