Ato cortês é um valor que impacta no clima e na produtividade organizacional
Mesmo sendo fundamental para aprimorar vários aspectos, a gentileza não é um assunto amplamente debatido entre a maioria dos empresários. A linguagem corporativa é expressada muito pela rigidez. A aspereza, arrogância e indelicadeza já “saíram de moda” sendo, inclusive, atualmente, interpretadas como uma fraqueza tanto profissional como empresarial.
A gentileza no trabalho é importante para melhorar aspectos como: a cultura organizacional da empresa, o clima entre as pessoas, performance das equipes, o engajamento do colaborador, entre outros motivos que tornam o ambiente mais prazeroso para se estar e trabalhar.
A máxima “gentileza gera gentileza” é cientificamente comprovada nos estudos sobre felicidade. Ela está ligada à habilidade emocional da conexão – profissionais felizes, genuinamente conectados com seus colegas, líderes e com o propósito organizacional – também são mais confiáveis, flexíveis, inclusivos, criativos, inovadores e produtivos.
Segundo a empresária, palestrante internacional e autora do livro “Gestão com gentileza – é possível e dá lucro” (Literare Books International) Simone Salgado, com a gentileza, os temas difíceis ficam mais fáceis de serem abordados, principalmente nas empresas e que adotar uma gestão fundamentada em gentileza, garante grandes mudanças e resultados expressivos. “A cortesia nas organizações é percebida na convivência entre as pessoas, pode ser leve e agradável e gerar resultados positivos para todos, pois o modo como as pessoas se relacionam interfere diretamente no produto ou serviço prestado”, diz.
No livro, a empresária conta as experiências que viveu nos Estados Unidos como gestora, empresária, assim como auxilia a traçar um caminho para atingir metas por meio da prática da cortesia, do acolhimento e da boa educação.