Conforme o avanço dos anos e o desenvolvimento das forças produtivas da empresa, o capital humano tornou-se parte fundamental para uma estratégia de sucesso.
Com isso, o setor de RH ganhou mais responsabilidades nas decisões corporativas, pois ele é primeiro responsável pela contratação e desligamento de funcionários e para isso, o setor costuma adotar critérios, como por exemplo:
- Postura profissional;
- Produtividade;
- Pró-atividade;
- Pontualidade;
- Determinação;
- Conhecimento da função.
Consequentemente, o desenvolvimento do estudo da gestão comportamental ganhou mais espaço dentro das empresas, sendo um condutor para bons resultados.
Mas você que tem uma empresa que vende datador automático, por exemplo, sabe dizer como a gestão comportamental impacta nos resultados da sua empresa?
Por ser um conceito importante, mas ainda visto como complexo, decidimos produzir esse artigo para falar mais sobre o assunto. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!
Os perfis de comportamento dentro da empresa
Cada ser humano tem seu jeito, seu conhecimento e sua aptidão. Muitas pessoas podem ser funcionários produtivos, mas ele(a) não tem condições de ser um bom gestor de equipe.
O mesmo pode-se dar ao contrário, a pessoa pode ter um baixo nível de produção, mas tem como aptidão a organização coletiva e se tornar um líder de equipe.
Isso faz parte de uma análise de gestão comportamental. Em suma, é função do RH encontrar através de análise de perfil, o melhor candidato(a) para uma determinada vaga, ou então, uma própria análise interna, para troca de funções de acordo com as necessidades da empresa.
A gestão comportamental e o impacto nos resultados
Quando a gestão empresarial consegue detectar o comportamento do funcionário e designar para a função do qual ele(a) pode por naturalidade, apresentar um melhor rendimento, automaticamente os resultados da empresa começam a melhorar.
Para uma empresa que produz embalagem plástica, por exemplo, podemos adiantar que a gestão comportamental vai ser um fio condutor para criação de uma produção otimizada e, consequentemente, uma equipe mais harmoniosa e entrosada, tendo cada um nas respectivas funções.
A intenção é buscar as pessoas que tenham mais talento para uma função, usando o mínimo de esforço possível.
Redução considerável do turnover
O turnover é um termo utilizado para determinar a troca de pessoas dentro da empresa. Vale ressaltar ao empreendedor que está lendo nosso artigo, que a troca de funcionários tem impacto nos custos operacionais e pode ser um empecilho para o desenvolvimento corporativo.
Para exemplificarmos mais esse assunto, um estudo feito pelo Instituto Locomotiva no ano de 2017 e publicado pelo portal PontoTel, afirmou que 56% dos trabalhadores que possuem carteira assinada estavam insatisfeitos com seu emprego.
A insatisfação pode se dar por uma série de problemas, mas boa parte deles pode estar relacionado às dificuldades de valorização e de gestão comportamental, por parte do empregador, onde escola o funcionário para operar em funções onde não tem a melhor aptidão, aumentando com isso o nível de stress e diminuindo o rendimento.
Gestão comportamental e a melhoria no desempenho
Por isso afirmamos com esse artigo, que se você tem uma empresa que vende umidificador industrial, por exemplo, investir em gestão comportamental é melhorar o rendimento corporativo, diminuir insatisfações, melhorar o ambiente de trabalho e otimizar as forças produtivas da sua empresa com a valorização do capital humano.
Esperamos que nosso artigo tenha explicado quais são os benefícios de usar a gestão comportamental na contratação e na gestão do corpo de funcionários da empresa.
Desejamos com isso melhores resultados para sua empresa. Se gostou do conteúdo compartilhe e continue nos acompanhando para outras dicas de empreendedorismo e marketing.
Este artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do Soluções Industriais.