Quais as melhores práticas da alta-performance? Que modelo seguir? Para tentar responder a essa e tantas outras perguntas que circundam o universo empresarial, Francisco Homem de Melo, estudioso de cultura organizacional e gestão de desempenho, acaba de lançar o livro “OKRs: Da Missão às Métricas”, em que apresenta cases de sucesso como o do Google, Intel, Linkedin e Zynga, além de outras companhias de prestígio no mercado. O objetivo é ajudar as empresas a implementar uma metodologia de metas direcionada para alcançar resultados.
Fundador da Qulture.Rocks, software para a gestão de desempenho, Kiko, como gosta de ser chamado, passou três meses no Vale do Silício para entender a dinâmica de algumas empresas e de que forma elas aplicam a gestão de metas. A obra é direcionada para gerentes, analistas e líderes de RH, C-Levels, consultores e adversos, fundadores de startups e empreendedores.
“A ideia do livro é tentar explicar o porquê usar OKRs na gestão; como estruturá-las; definição da estratégia; duração, ciclo e acompanhamento; os erros mais comuns na adoção do método, entre outros. Nossa missão é ajudar organizações e pessoas a aumentarem seu impacto no mundo, criarem culturas incríveis por meio de práticas de reconhecimento, desenvolvimento e alinhamento de pessoas.”, afirma Melo.
O executivo é também autor do livro “The 3G Way: Dream, People and Culture”, um dos 100 mais vendidos pela Amazon, que retrata a cultura empresarial criada por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. A iniciativa faz parte do movimento HR.Rocks! criado pela Qulture.Rocks, que já conta com a participação de 20 mil profissionais. A plataforma oferece cursos, conteúdos para gestão de desempenho e facilitação do networking entre profissionais, com a missão de educar e preparar profissionais de RH da América Latina para assumirem posições estratégicas nas empresas.
A startup disponibiliza conteúdo para criar uma cultura de execução e inovação nas empresas, por meio de avaliações de desempenho, acompanhamento e gestão de OKRs – Objectives and Key-Results, pesquisas de cultura e engajamento, feedbacks instantâneos.