Qualidade de vidaSaúde

Gestão de Saudabilidade nas Empresas

Os dados da pesquisa foram divulgados durante a 4ª edição do HR First Class

Gestão de Saudabilidade nas Empresas 

A 4ª edição do HR First Class, evento realizado pela Scaldelai Projetos de Crescimento, no último dia 27 de novembro, em São Bernardo do Campo (SP), reuniu mais de 200 heads de RH das principais empresas nacionais para discutir o tema do momento: “As vantagens da gestão da saudabilidade nas empresas”. O objetivo do encontro, que teve sua primeira edição realizada em 2017, é discutir temas e soluções a serem praticadas nas empresas a partir de um debate com especialistas da área. “O HR tem a missão de trazer ao público de RH diversos exemplos práticos de pessoas que têm propriedade sobre o assunto que decidimos debater. Esta foi a última edição de 2018 e já estamos traçando os temas para os encontros do ano que vem. O HR é também um evento de relacionamento que se tornou essencial para quem trabalha com Recursos Humanos”, afirma Marcos Scaldelai, CEO da Scaldelai Projetos de Crescimento.

A edição de ontem contou com a palestra de Daniel Mendez (fundador e CEO da Sapore) e um debate com as presenças de Almir Ribeiro Neto (presidente da Associação Brasileira para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável) e Leandro Caldeira (CEO da Gympass).

Durante o evento, foi divulgada uma pesquisa inédita, realizada pela Scaldelai Projetos de Crescimento e pela Safe Care, empresa especializada em gestão integrada e auditoria em benefício saúde. O estudo intitulado “Como incentivar a gestão de saudabilidade nas empresas e quais os seus desafios” foi realizado em outubro de 2018 com mais de 300 gestores de RH de grandes empresas brasileiras.

Os números confirmam a tendência mundial de que as empresas estão cada vez mais preocupadas em gerir a saúde de seus colaboradores – 74,7% dos entrevistados afirmam que as empresas que representam têm como uma de suas principais estratégias de RH o objetivo de melhorar a saudabilidade das pessoas dentro da companhia. Entre as ações consideradas essenciais para os entrevistados com relação ao tema estão oferecer:

– convênio médico como benefício da empresa (para 54,1% dos entrevistados)

– programas internos de ginástica laboral (50,8%)

– palestras sobre o tema (47,5%)

– refeições com base em cardápio balanceado (45,9%)

– programas de reeducação alimentar sob orientação de nutricionista (37,7%)

Gestão de Saudabilidade nas Empresas

Já quando o assunto são as ações que efetivamente são realizadas pelas empresas no momento, a resposta de 44,3% dos entrevistados mostrou que o empresariado brasileiro já realiza muitos programas voltados à saudabilidade e que o assunto vem ganhando corpo ano a ano – em contrapartida, 24,6% das companhias ainda não realizam ações neste sentido.

Para finalizar, a pesquisa mostra que para 95% dos entrevistados as ações deveriam ser expandidas aos familiares dos colaboradores, confirmando a necessidade de que haja um mudança de hábito que vai além das paredes da empresa.

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios