Para auxiliar o RH na missão de reduzir custos, soluções para a gestão de benefícios ganham maior atenção das empresas
Diante das recentes turbulências enfrentadas pela economia, os departamentos de Recursos Humanos das empresas intensificaram ainda mais a busca por opções para reduzir os gastos fixos. O desafio, contudo, está em obter esta economia real sem que isso represente cortes de pessoas.
Embora cada empresa tenha suas especificidades, estruturas e necessidades, a maioria compartilha o entendimento de que evitar o desperdício de recursos pode determinar a sobrevivência de um negócio. “Em conversas com gestores dos mais diversos segmentos, a resposta que surge é basicamente a mesma: reduzir custos. E isso não é exclusividade dos empreendedores de pequeno ou médio porte, mas também das grandes companhias”, comenta Renato Zacharias, sócio-diretor da RB Serviços.
Zacharias explica que o custo do pacote de benefícios pode chegar a um valor médio de 20% a 30% do total da folha de pagamento das empresas. Na ponta do lápis, se não gerenciados devidamente, esses custos fixos podem causar um desperdício considerável de recursos, um valor que pode representar a manutenção de empregos ou o investimento em melhorias de infraestrutura e desenvolvimento de novos produtos.
A dificuldade está na forma de identificar e fazer os ajustes necessários para evitar custos ocultos. “Pode parecer óbvio, mas para economizar com inteligência é primordial ter acesso a informações de qualidade. Se uma corporação não tem indicadores confiáveis, e, portanto não sabe as causas dos gastos excessivos, realmente não conseguirá saber onde está o problema e deixa passar uma grande oportunidade da empresa economizar”, diz Zacharias.
Gestão inteligente de Vale Transporte no CONARH 2016
Para auxiliar as companhias e seus departamentos de RH nessa missão, a empresa apresentou durante o CONARH 2016 – principal evento da América Latina no segmento de RH – suas soluções para gestão de benefícios, em especial do vale transporte. Ao longo de quase 17 anos de experiência fornecendo soluções para empresas de todo o Brasil, o executivo da RB Serviços observou a carência de ferramentas especificamente voltadas ao gerenciamento e acompanhamento dos gastos com o Vale Transporte. E foi com base nessa percepção que a empresa desenvolveu a ferramenta Gestão Inteligente de Vale Transporte, que por meio de uma auditoria regulariza a utilização do benefício, sem alterar o trajeto do colaborador.
Resumidamente, a partir de uma plataforma online, o cliente informa os valores a serem creditados para cada colaborador. Feito isso, é realizado o cruzamento dos dados e o perfil de uso do benefício por parte dos funcionários. “Após essa análise, nossa equipe indica para a empresa o novo valor necessário para a compra do Vale Transporte – sem alterar o trajeto do colaborador. Com a Gestão Inteligente de Vale Transporte, portanto, a empresa consegue realizar a recarga proporcional dos créditos necessários para uso ao longo do mês. Isso permite ao departamento de Recursos Humanos efetuar uma compra precisa, sem desperdícios extras. Várias empresas que já utilizam a gestão da RB Serviços tem economizado em média dois meses de Vale Transporte por ano”, comenta Zacharias.