Em meio à crise sanitária, os departamentos de recursos humanos tiveram de se reinventar, passando por questões como remanejo das escalas de trabalho, adaptações para o home office, desafios para liderança, espaços de acolhimento e de apoio. E a gestão humanizada acabou entrando na pauta.
As empresas estão se preocupando com a humanização dos processos, pois como todos os fatores de produção, a mão-de-obra também é um recurso escasso e deve ser valorizado, uma vez que demissões e contratações custam caro às organizações. A satisfação dos funcionários, aliada a um ambiente saudável e reconhecimento do trabalho podem gerar melhores resultados quanto às metas individuais e corporativas.
“Porém, existem desafios para a implementação ou para a manutenção da gestão humanizada, tais como deixar claro o papel de cada um nos objetivos do planejamento estratégico, alinhamento de expectativas sobre o comprometimento dos funcionários, comunicação eficaz entre líderes e liderados, criação de laços de proximidade entre os profissionais, entre outros”, explica Fernando Nascimento de Carvalho, docente da área de recursos humanos do Senac São Paulo.
Reconstrução do modo de trabalhar
A crise sanitária trouxe muitas questões à tona e, entre elas, questionamentos sobre o modo de trabalho e o propósito na vida, e as empresas mais humanizadas acabaram por responder melhor os anseios atuais. Mas, por muitas vezes, a prática anda distante do discurso, principalmente se tratando de gestão de pessoas e da relação entre empregador e empregado.
Para o docente do Senac São Paulo, o capital humano é o combustível das organizações, todavia faltam estímulos para que as equipes se desenvolvam e possam entregar os resultados esperados. Existem metas corporativas bastante agressivas que foram agravadas por conta da pandemia.
“As empresas ainda não perceberam o quanto seus profissionais estão ou poderão estar engajados nos propósitos corporativos. Os desejos e as demandas pessoais dos funcionários têm impacto direto na sua postura profissional. Portanto, saber o que impulsiona a produtividade desses trabalhadores é um dos principais elementos para compor uma equipe de alto desempenho”, acrescenta Fernando.
E, para evitar o abismo entre a teoria e a prática, o docente da área de recursos humanos do Senac São Paulo dá algumas dicas às organizações. Confira:
Aumento de produtividade compatível com a realidade de cada um: as metas exorbitantes e pressão por resultados nem sempre culminarão numa equipe mais produtiva, isto é, poderão redundar num aumento da rotatividade e absenteísmo, o que não combina em nada com a gestão humanizada.
Retenção de talentos: pressão e falta de flexibilidade como forma de cobrar os resultados esperados. Essa é uma postura que vai totalmente contra a gestão humanizada. Evite!
Clima organizacional: empresas que não investem em pesquisa de clima organizacional estão na contramão da gestão humanizada. A insatisfação tem impacto direto na geração de conflitos e, consequentemente, no crescimento dos negócios. Uma empresa que tenta crescer baseada em relações estremecidas dificilmente consegue alcançar o objetivo esperado. Nesse sentido, investir em satisfação e bem-estar por meio de uma política de feedback contribui para a gestão de conflitos e na melhoria do clima organizacional.
Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional: as empresas que não estimulam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos seus funcionários não propiciarão a implantação da gestão humanizada. Empresas e gestores devem estimular os colaboradores à prática de hábitos saudáveis, alimentação balanceada, consultas médicas, descanso e lazer nos finais de semana e feriados.
Atendimento Corporativo do Senac São Paulo
Organizações públicas, privadas e do terceiro setor contam com a expertise do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo no desenvolvimento de soluções educacionais customizadas alinhadas aos objetivos estratégicos de cada umas delas, nas modalidades presencial e a distância. A instituição já capacitou mais de 970 mil profissionais em cerca de 7,8 mil organizações. Dentre os destaques estão os projetos que já desenvolvemos para mais de 350 prefeituras no Estado de São Paulo.
Reconhecido pelas organizações, o Senac São Paulo conquistou 19 vezes o prêmio Top of Mind de RH na categoria Treinamento e Desenvolvimento e por 10 vezes os prêmios Melhores Fornecedores para RH e Fornecedores de Confiança.
Organizações interessadas em conhecer mais sobre as soluções desenvolvidas pelo Atendimento Corporativo podem entrar em contato por telefone ou pelo site: 0800 707 1027 e pelo site.