Quando colocamos em pauta empresas ligadas à inovação e tecnologia, sempre há espaço para novos aprendizados. De otimização de processos a cultura organizacional, algumas companhias saem na frente neste quesito. “Entregar soluções que saiam do óbvio pode ser um processo desafiador e não linear, mas é fundamental para se diferenciar no mercado. Um dos principais pontos é perder o medo de errar, pois para inovar é preciso abrir margem para equívocos no meio do caminho”, pontua Cristiano Soares, country manager no Brasil da Deel, startup líder global em gestão de contratos e pagamentos para times internacionais.
Confira abaixo o que essas três empresas estrangeiras e inovadoras têm a ensinar:
- Deel e trabalho remoto
A Deel é líder global em gestão de pagamentos e contratos para times internacionais, permitindo que empresas contratem colaboradores de qualquer lugar do mundo, sem nenhum tipo de complicação fiscal ou trabalhista. Com valuation de 5,5 bilhões de dólares, a plataforma reúne quatro formatos diferentes de contratação, nos quais atendem as mais diversas necessidades. Presente em mais de 150 países e fundada por Alex Bouaziz (CEO) e Shuo Wang (CRO), em 2018, a Deel levantou um total de 630 milhões de dólares em aportes. As conquistas da startup não teriam sido possíveis sem a aderência do trabalho remoto em sua equipe. Com um time de mais de 400 pessoas, em todos os fusos-horários, a expansão internacional aconteceu de forma simplificada e ágil. “Eliminar a microgestão do nosso dia a dia foi uma peça chave para garantir um time engajado e funcional, independentemente do país, horário ou tarefa. A dica que dou para os gestores é: confie nos colaboradores que você contratou. Eles são a sua empresa”, pontua Cristiano Soares, country manager da Deel.
- Bumble e relacionamentos mais saudáveis e igualitários
Criado por Whitney Wolfe Herd em 2014, o Bumble foi desenvolvido pensando em combater as normas problemáticas e antiquadas da dinâmica entre conexões heterossexuais. No aplicativo, somente as mulheres podem dar o primeiro passo para iniciar a conversa. O objetivo é que, assim, os relacionamentos criados sejam muito mais saudáveis e igualitários e que essa atitude estimule as mulheres a tomarem a iniciativa em outros aspectos de suas vidas. O aplicativo conta também com as ferramentas BFF, para quem busca novas amizades, e Bizz, para os que buscam networking profissional. Com a abertura de capital da companhia, em 2021, a empreendedora e CEO da marca tornou-se ainda a bilionária mais jovem do mundo.
- Amazon e foco no cliente
A Amazon é uma empresa multinacional de tecnologia, que se concentra no e-commerce, computação em nuvem, streaming e inteligência artificial. Desde sua fundação, a companhia coloca o cliente como centro para as decisões estratégicas. De acordo com uma cultura bem implementada de feedback com os consumidores, a Amazon está constantemente lançando novos produtos e serviços em prol de sua comunidade com base nas constatações dos próprios clientes, tornando cada movimentação assertiva.