Carreira

Golpe do emprego: Dicas de como se prevenir

A empregabilidade é como uma casa que deve ser construída tijolo a tijolo, requer investimento por parte de quem está à procura de recolocação, mas quando fica pronta, a simples manutenção traz resultados infinitos

Por Claudio Riccioppo – especialista em recolocação profissional, assessoria de carreira e autor do livro Emprego Certo

Antes de mais nada é preciso entender que vagas de emprego não estão à venda e que cobrar para ofertá-las é crime! Infelizmente há pessoas que se aproveitam do desespero de candidatos, durante o processo seletivo, para vender uma vaga. Na maioria das vezes esses estelionatários se quer estão de fato recrutando para alguma empresa específica e mesmo se estivessem jamais poderiam cobrar para, assim, proporcionar a aprovação na seleção.

É preciso entender que emprego é consequência da empregabilidade. Lamentavelmente, alguns candidatos pedem para pagar uma taxa do salário se o recrutador lhe garantir o emprego, chegando ao ponto de oferecer o primeiro salário inteiro ou mais se lhe derem a vaga.

O conceito de construção de empregabilidade exige um investimento de tempo na execução de um processo. A empregabilidade é como uma casa que deve ser construída tijolo a tijolo, requer investimento por parte de quem está à procura de recolocação, mas quando fica pronta, a simples manutenção traz resultados infinitos. Há também a necessidade de esclarecer as diferenças entre uma empresa de recrutamento e seleção.

Agenciamento de emprego é uma empresa que atende outras contratantes, trabalhando para o fechamento de uma vaga específica. Outro modelo de negócio totalmente diferente é o gerenciamento de carreiras, um serviço que não trabalha para a empresa e sim para o profissional que pretende alçar voos maiores em sua trajetória profissional. Este segundo representa os interesses da pessoa que pretende construir uma empregabilidade maior, além de ser totalmente legal é recomendado para quem pretende conquistar resultados extraordinários.

Alguns pontos que são preparados nesta assessoria são: um novo currículo e possivelmente versões distintas do mesmo para atacar oportunidades diferentes, além da criação ou revisão do linkedIn para que este assessorado possa tornar-se um imã de selecionadores, posicionando uma marca profissional na rede social. Vale ressaltar que o Brasil é o quinto país do mundo em usuários da plataforma.

Não cair neste golpe requer atenção, você nunca vai precisar pagar qualquer quantia para que a empresa lhe proporcione o seu uniforme de trabalho, tão pouco vai precisar pagar algum curso para ter acesso a um certificado o qual é impreterível para assumir o cargo, estas duas também são práticas utilizadas por bandidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo