O onboarding do RH da Gomes da Costa engloba os mais diversos aspectos que promovem uma rápida ambientação de um recém-contratado
A chegada a uma nova empresa – com uma cultura empresarial distinta, com processos próprios, novos colegas e tecnologias de trabalho – pode se mostrar um momento bastante desafiador para um novo colaborador. Do lado das empresas, essa fase pode trazer uma série de efeitos indesejáveis, como a baixa produtividade e o risco de turnover.
Diante desse cenário, um processo de onboarding que seja, ao mesmo tempo, humanizado e estratégico é peça fundamental para a contratação e integração dos profissionais mais indicados para fazer uma empresa crescer ainda mais.
A Gomes da Costa, marca líder no segmento de pescados enlatados e maior empregadora de Itajaí, Santa Catarina, pratica um onboarding que busca tornar essa chegada uma experiência única para o novo colaborador, mesmo antes de seu primeiro dia de trabalho, para que ele se sinta bem-vindo e parte importante do negócio. São 90 dias de integração para assegurar a adaptação do profissional.
O onboarding do RH da Gomes da Costa engloba os mais diversos aspectos que promovem uma rápida ambientação de um recém-contratado:
- Treinamentos institucionais, que apresentam a empresa e o portfólio de produtos ao novo colaborador, reforçando os valores e iniciativas sustentáveis da marca;
- Detalhamento de processos e apresentação das áreas, estabelecendo rapidamente o que se espera do colaborador, como atingir esses objetivos e as conexões internas necessárias;
- Recebimento do Book de Integração, ferramenta que apoia o novo colaborador em seus primeiros meses na empresa, trazendo uma recapitulação das principais informações apresentadas e estimulando-o a realizar uma série de missões durante seu ciclo de conexão;
- Ao longo dos 90 primeiros dias dentro da empresa, o colaborador é convidado a realizar missões para colocar em prática os aprendizados do onboarding. Para os primeiros 30 dias na empresa, as missões incluem tarefas como conhecer a equipe, definir metas de trabalho, cumprir treinamentos de Ética e Compliance, entre outras.
- Já no segundo mês, a empresa sugere a realização de treinamentos de Sustentabilidade Corporativa, Produtos, SGI e uma primeira reunião de feedback com o gestor responsável;
- Durante o terceiro mês, o novo colaborador pode planejar a sua carreira dentro da empresa, concluir treinamentos restantes, ter uma nova rodada de feedback com seu gestor e ainda responder uma Pesquisa de Satisfação sobre sua chegada, avaliando e sugerindo iniciativas;
Esse processo de integração é apenas a primeira etapa de uma série constante de iniciativas que reforçam os valores e compromissos Gomes da Costa com seus colaboradores, buscando sempre uma conexão cada vez mais forte entre a empresa e suas pessoas. Treinamentos para contratados em todos os níveis continuam mesmo após o onboarding para garantir o avanço constante dos colaboradores.
Outra iniciativa é oferecer suporte psicológico, com atendimento online através de telefone 0800 ou a partir da orientação para uso do plano de saúde; e presencial, para colaboradores que atuam em Itajaí/SC. A empresa também disponibiliza diferentes ações focadas na saúde física e mental. Todas às terças-feiras, são realizados encontros online de jornadas holísticas para promover o bem-estar.
“Somos uma empresa que tem as pessoas como um dos nossos valores e, para isso, o primeiro passo é cuidar dos nossos colaboradores. São eles que, no dia a dia, fazem a diferença na vida de milhões de brasileiros, entregando produtos saudáveis e de qualidade”, afirma Rochelli Kaminski, diretora de Recursos Humanos da Gomes da Costa.
O resultado
Recentemente, a Gomes da Costa conquistou a certificação da consultoria Great Place To Work® de excelente lugar para trabalhar. A certificação GPTW é aplicada anualmente, por meio da Pesquisa de Clima, na qual mais de mil colaboradores avaliaram cinco aspectos-chave relacionados à empresa: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem.
Para a Gomes da Costa, toda a jornada do colaborador deve ser de realização e crescimento para ele, a empresa e a comunidade como um todo, pois as pessoas vêm em primeiro lugar.