João Paulo Faleiros assume o cargo para construir uma nova história em programa de ESG na empresa
A GOOP Distribuidora, responsável pela distribuição da marca TAKAO no mercado de reposição de autopeças, iniciou o mês de abril com um novo membro em seu corpo executivo. Trata-se do Diretor de RH, João Paulo Faleiros, que tem como uma das missões construir, em conjunto com a Diretoria Executiva, uma história positiva de ESG para a empresa.
Formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela mesma instituição, Faleiros tem Executive Education pela Harvard Business School, nos EUA, experiência executiva no mercado financeiro, em empresas de Construção Civil, Saúde e Educação, primordialmente em funções de Gestão de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional.
A GOOP já vem trabalhando na incorporação de fatores ESG em suas estratégias de negócios, com foco em questões sociais, como direitos humanos e práticas trabalhistas, e governança, como diversidade e transparência do corpo diretivo, além de questões ambientais e de sustentabilidade, mas agora, com a chegada do Executivo, os processos passarão por novas estratégias de implantação e execução. O ESG, que vem da sigla em inglês “Environmental, Social and Corporate Governance“, (Ambiente, Social e Governança Corporativa), ganhou força no Brasil nos últimos anos, impulsionado por uma crescente conscientização sobre as questões de sustentabilidade e pela crescente demanda do mercado em geral, por investimentos responsáveis e sustentáveis.
Além das demandas voltadas ao ESG, Faleiros, que por quase 10 anos desempenhou a prática consultiva, com ênfase em Cultura Organizacional e Desenvolvimento de Liderança, tendo atuado como consultor e também como professor de graduação e pós-graduação em instituições como Fundação Dom Cabral, Fundação Vanzollini e Universidade Presbiteriana Mackenzie, ainda terá como desafios na GOOP missões estratégicas, como Gestão de Mudanças Organizacionais – GMO e a capacitação (interna e externa, dos principais stakeholders do mercado).
Na GOOP, a GMO envolve várias etapas, como a identificação do problema ou oportunidade que motivou a mudança, o planejamento da mudança, a comunicação e envolvimento dos stakeholders, a implementação da mudança e a avaliação dos resultados, e é é especialmente importante em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e dinâmico, em que empresa busca ser capaz de se adaptar rapidamente às mudanças no ambiente para garantir sua sobrevivência e crescimento.
O novo Executivo destaca o desafio de poder cooperar na estrutura da agenda ESG em uma empresa que demonstra progresso no mercado em que atua ano a ano. “Poder contribuir neste processo de amplo crescimento da empresa, associado à estruturação de uma agenda ESG, é extremamente enriquecedor e gratificante. E há um grande desafio em se endereçar estes pontos com o devido cuidado de preservar aspectos fundamentais da cultura da organização.
A essência da GOOP, que tanto valoriza o olho no olho, a proximidade e a transparência nas relações, deve sempre permear nossas ações e transformações. Atuar fortemente junto a nossas lideranças e equipes para que os objetivos sejam alcançados não ‘de qualquer jeito’, mas ‘do nosso jeito’, ou seja, o jeito GOOP de ser, será uma marca do nosso trabalho”, afirma Faleiros