Carmen Ittner é head do DHO da AMcom
Ter o reconhecimento que a sua empresa é um ótimo lugar para se trabalhar é motivo de muito orgulho para os gestores de um negócio. Mas essa conquista não nasce do dia para noite, é preciso esforço e dedicação para tornar o ambiente de trabalho agradável para todos os colaboradores. Se dedicar nessa tarefa vale a pena, já que um bom lugar para se trabalhar significa pessoas mais felizes, consequentemente melhores resultados. Além disso, esse trabalho pode ser visto e reconhecido por muitas pessoas, através do ranking GPTW (Great Place to Work).
Com foco nas pessoas, a consultoria global GPTW leva em consideração o nível de satisfação dos colaboradores para reconhecer uma empresa como um bom lugar para se trabalhar. Através de um questionário, os funcionários avaliam cinco aspectos da empresa: credibilidade, respeito, orgulho, camaradagem e imparcialidade. Se o negócio obter a pontuação de 70 ou mais, recebe o selo GPTW, podendo disputar o ranking de melhores empresas para se trabalhar. Também é levado em consideração as práticas culturais da empresa e comentários dos colaboradores.
Esse selo não é apenas um status, é o reconhecimento de um esforço coletivo que busca melhorar todos os dias a cultura organizacional da empresa. Hoje em dia, os gestores precisam trabalhar a marca empregadora dos seus negócios, oferecendo ao seu time muito mais que um bom salário. É preciso investir em boas condições de trabalho, oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento profissional e pessoal, estar lado a lado das equipes, fazer uma escuta ativa e estar aberta para as mudanças. Isso faz toda a diferença na construção de um time engajado e alinhado com as perspectivas da empresa.
Para muitos segmentos, ter esse reconhecimento é fundamental para atrair funcionários qualificados para ocupar vagas em aberto. Um exemplo é o setor de tecnologia. Num cenário em que a área de TI vai demandar cerca de 420 mil profissionais até 2024, segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), ações de employer branding são necessárias para atrair novos talentos.
Mas o que é preciso para que uma empresa consiga esse reconhecimento? Os gestores e a equipe de recursos humanos precisam estar alinhados para realizar uma mudança na cultura organizacional da empresa. Esse trabalho requer estratégia e dedicação para que seja possível alcançar os resultados e neste caminho algumas atitudes são fundamentais:
- Escuta ativa: Uma empresa nunca saberá o que precisa mudar se não ouvir com atenção as necessidades do seu time. Entenda os seus pontos, faça com que se sintam parte da mudança e que suas demandas foram ouvidas.
- Plano de carreira: Mostre para o seu time que existem oportunidades de crescimento dentro da empresa. Ofereça treinamentos e espaços para que ele sempre melhore e cresça tanto profissionalmente, quanto pessoalmente.
- Criar momentos de bem-estar: Invista em momentos de interação das equipes. Mesmo à distância, as empresas podem organizar encontros virtuais para descontrair a equipe, fora do âmbito de trabalho e reuniões. Algumas empresas, por exemplo, promovem happy hours online ou reservam um espaço na agenda para debaterem assuntos diversos.
- Ser transparente: Ser claro com os seus colaboradores é fundamental para evitar mal entendidos e fofocas fora de contexto que possam criar desentendimentos e atritos dentro da equipe. Por isso, priorize a comunicação interna da sua empresa.
- Realize pesquisas internas: Faça enquetes com o seu time para avaliar o nível de satisfação deles. Implemente também rotinas de feedbacks, assim você ficará mais próximo do seu colaborador e saberá suas necessidades.
Com a implementação dessas iniciativas será mais fácil mudar a cultura organizacional da empresa e trazer para perto os colaboradores. Lembrando que essa transformação precisa ser coletiva e envolver todos, além de ser uma mudança de médio a longo prazo. O tempo e a avaliação dos feedbacks mostrarão os efeitos dessas medidas e a hora certa de inscrever a sua empresa para receber o selo de reconhecimento GPTW.