Apagão profissional na área de tecnologia faz a companhia, focada em inclusão social, ter taxa de empregabilidade de mais de 90%
A edtech brasileira Gran Cursos Online, que atua com preparatórios para concursos públicos, exames, residências multiprofissionais e na pós-graduação, anunciou um acordo para a aquisição futura da SoulCode Academy, edtech que forma profissionais em carreiras digitais e de tecnologia com bolsas integrais, custeadas por empresas.
O processo começa com um investimento inicial minoritário que vai aumentar gradativamente e prevê a possibilidade de aquisição integral da empresa no futuro. O anúncio ocorre cerca de um ano após o Gran receber o aporte do Fundo de Impacto e ESG do BTG Pactual, e se alinha com o propósito do fundo, que é apoiar negócios com impacto social positivo.
A aquisição futura vai de acordo com o plano do Gran Cursos de diversificar a receita por meio de áreas estratégicas e com potencial não só de crescimento econômico, mas também de inclusão e transformação social. Isso porque, além de compartilharem o desejo de transformar vidas por meio da educação e da tecnologia, Gran Cursos Online e SoulCode Academy têm a inovação como um dos seus pilares e apostam em ações inclusivas de empregabilidade para alcançar seus objetivos.
Fundado em 2012 pelos empreendedores Gabriel Granjeiro e Rodrigo Calado, o Gran Cursos Online nasceu com o intuito de usar a tecnologia para potencializar a educação e democratizar o acesso ao ensino. Antes mesmo da popularização do ensino digital, o Gran já apostava no conceito de educação online, usando a tecnologia não apenas como plataforma, mas para acelerar o aprendizado. A empresa ganhou espaço, criou cursos de pós-graduação e tem a entrada no mercado de graduação prevista para 2023, projeto que começou com a compra do Centro Universitário UniBagozzi, em Curitiba, após o aporte do BTG.
Inconformados com a realidade brasileira de aumento do desemprego em paralelo à escassez de profissionais de tecnologia, os ex-executivos de empresas internacionais de tecnologia e consultoria, Carmela Borst, Fabricio Cardoso, Juana Pinkalsky e Silvio Genesini usaram a vasta experiência no setor para criar a SoulCode, uma plataforma de educação digital inclusiva. A empresa foi fundada no final de 2020 , em meio a um grande apagão profissional na área enquanto a necessidade de digitalização dos serviços aquecia o mercado.
Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), as vagas no setor de tecnologia cresceram 14,4% em 2021, o que representa mais que o dobro da média nacional. A associação estima ainda que o déficit de profissionais de TI deve chegar a 797 mil até 2025.
Como uma das principais causas apontadas para essa falta de mão-de-obra é que o ritmo de formação não acompanha o aumento da demanda, a SoulCode Academy criou uma metodologia ágil, que capacita e educa em tecnologia, gerando oportunidades para todas as gerações. A edtech atua no B2B, formando em carreiras digitais com bolsas integrais para os alunos, os Bootcamps, que são custeados pelas empresas, e também no B2C, com uma assinatura online que permite acesso ilimitado assíncrono.
Guiados pelo propósito de promover impacto social através da educação tecnológica, os fundadores escolheram o lema “tecnologia para o bem”, mostrando que a empresa também enxerga a inovação como ferramenta capaz de transformar o mundo através. Com foco na inclusão digital, equidade, diversidade e empregabilidade, a SoulCode já formou mais de 700 profissionais, entre alunos de 18 a 66 anos por todas as regiões do país e tem índice de empregabilidade de mais de 90%.
Para Gabriel Granjeiro, essa parceria representa a combinação perfeita. “O impacto social da SoulCode pesou muito na nossa escolha. Unir a expertise do Gran, a nossa tecnologia própria e estrutura do nosso ecossistema educacional à capacidade de formar e empregar profissionais da SoulCode, com certeza vai nos ajudar a mudar mais vidas por meio da educação e da tecnologia”, afirmou.
Segundo Carmela Borst, CEO, idealizadora e cofundadora da SoulCode Academy, os ideais e metas das empresas estão em harmonia. “Vimos muita sinergia de propósito entre sócios e fundadores. As duas edtechs são nativas digitais e temos em comum a missão de transformar vidas, gerar emprego e trazer impacto social positivo para a sociedade através da educação e tecnologia. Temos certeza que unir nossos conhecimentos de B2B e a longa experiência, conhecimento e alcance da Gran em B2C, vai nos tornar uma edtech única, diferenciada e moderna, focada no ser humano, H2H (humano para humano).”