Últimas notícias

Grupo Adecco digitaliza processo seletivo para a busca de candidato para atuar como CEO por um mês

Por conta da pandemia, o programa CEO for One Month do Grupo Adecco foi totalmente adaptado visando prezar pela saúde dos candidatos

O Grupo Adecco, empresa global de soluções para Recursos Humanos, digitalizou o programa CEO for One Month, processo para selecionar candidato que irá atuar, por um mês, juntamente aos líderes do Grupo Adecco no Brasil. O processo seletivo, que teve mais de 5 mil inscritos no Brasil, foi adaptado globalmente para ser 100% virtual devido à pandemia. No País, a companhia inova também na divulgação dos 50 finalistas: em formato de reality show, a empresa adotou a estratégia de publicar em seu Instagram vídeos dos candidatos para que as pessoas conheçam o perfil de cada um deles, de forma a humanizar, ainda mais a iniciativa.

“O processo de seleção dos candidatos para ser CEO por um mês foi totalmente digitalizado, seguindo as tendências e recomendação atuais. No Brasil, adaptamos o plano ao cenário em que estamos vivendo. As pessoas estão em casa, e este formato é uma maneira de permitir que, além de conhecer os candidatos, eles acompanhem a jornada dos jovens sendo parte também do processo, divulgando cada etapa e os vencedores em um formato reality show”, afirma Ariel Acosta, Gerente de Marketing e Comunicação do Grupo Adecco.

Os candidatos inscritos passaram, inicialmente, por fases globais de seleção e, passarão por etapas nacionais, que irão selecionar os dez brasileiros finalistas, que participarão de um bootcamp na matriz do grupo, em São Paulo.

O processo seletivo inicial para escolha dos 50 melhores candidatos de cada um dos 47 países participantes foi feito por inteligência artificial, focando no talento. Além disso, o time global do programa realizou testes virtuais com companhia parceira de tecnologia, testes que avaliam as competências desejáveis do futuro CEO for One Month. A etapa nacional contempla dois testes virtuais, um bootcamp e jogo virtual que escolherá o futuro CEO.

Esse ano, o programa foi estendido para contar com a participação de recém-formados e profissionais que estão em início de carreira, além de universitários de qualquer curso. Para concorrer, os candidatos também precisam ter inglês fluente.

Processo seletivo totalmente digital do CEO for One Month:

 Realizado em parceria com a Estágio Online, o processo seletivo inclui um case chamado CEO Business Game, que simula a vivência e tomada de decisão de um CEO. Como o programa tem o objetivo de levar um talento para vivenciar o cargo de CEO, as etapas incluem a utilização da tecnologia de inteligência artificial e simulação para observar as habilidades e comportamentos de cada participante.

O novo “CEO” trabalhará em julho de 2020, e o programa inclui atuação juntamente aos líderes do Grupo Adecco no Brasil, Andre Vicente (CEO da Adecco no Brasil), Guillermo Sasiain (CFO da Adecco no Brasil) e Ricardo Rocha (Diretor-Executivo da Spring), vivendo os desafios dos profissionais do setor de recursos humanos e desenvolvendo um projeto próprio de inovação.

O candidato selecionado localmente também concorre na etapa global do programa com os outros selecionados pelo mundo.

A dinâmica inovadora traz as mais novas tecnologias, que antes eram aplicadas em treinamentos vivenciais de gestão para a área de Recrutamento e Seleção. Como parte da seleção, um game insere o candidato em uma experiência como CEO de uma empresa virtual. Essa etapa simula três empresas dentro de um cenário desenhado para a Adecco, e os participantes têm uma visão geral dos departamentos de uma organização, tomando decisões que envolviam estratégia e gestão.

Com a inovação no processo seletivo é possível escolher de forma assertiva o talento que representará o Brasil.

Agenda programada para os candidatos selecionados no Brasil:

–  12 a 14 de maio: os candidatos receberão um link para realizar dois testes on-line na plataforma Adecco Xpert, sendo um teste de inglês e outro de perfil.

– 15 de maio: anúncio dos 10 melhores serão escolhidos para a próxima etapa.

19 a 21 de maio:  os candidatos passarão por mais um teste, que será o envio de um vídeo usando a plataforma JobConvo, onde será necessário responder três perguntas e entrevistas telefônicas. Os vídeos serão enviados para o comitê de avaliação do Brasil.

– 23 de maio: anúncio dos cinco melhores candidatos.

27 de maio: Bootcamp Nacional – os melhores candidatos estarão na final on-line. O Top 5 realizará o Game Virtual com nosso parceiro Estágio Online no período da manhã. À tarde, iniciando às 14h, o comitê de escolha Brasil formado por: André Vicente, CEO do Grupo Adecco Brasil; Ricardo Rocha, Diretor Executivo Brasil da Spring Professional; Guillermo Sasiain, CFO da Adecco no Brasil; Coralli Rios, Diretora Jurídica do Grupo Adecco; Lucia Neves, Gerente de Recursos Humanos do Grupo Adecco; Ariel Acosta, Gerente de Marketing e Comunicação do Grupo Adecco; Evelyse Gonçalves, Gerente Nacional de Staffing da Adecco; e Paulo Martins e Rodrigo Alves, ambos sócios co-fundadores da Estágio Online; realizarão entrevistas com os cinco selecionados.

– 27 de maio: a escolha será realizada pelo comitê no final da tarde, e convite será enviado.

– Junho: o Grupo Adecco anunciará os 47 CEOs.

– Julho: o CEO trabalhará em cada país. Caso a situação de pandemia continue, esse processo será virtual. Caso seja permitido pelo governo estar no local de trabalho, o escolhido trabalhará na matriz, assim como foi realizado em 2019.

 

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar