Em linha com esse posicionamento, empresa é a primeira seguradora a assinar o “Manifesto do Fórum de Empresas e Direitos LGBT”, que reforça o respeito à diversidade sexual
Promover a igualdade e contribuir para a construção de uma cultura de respeito às diferenças entre os públicos interno e externo. Estes foram os objetivos que levaram o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE a criar o Conselho de Diversidade.
O programa é formado por seis pilares de atuação (Inclusão de Pessoas com Deficiência, Gênero, Gerações, Etnias, LGBT e Socioeconômico) e reafirma o posicionamento que já nasceu com a criação da seguradora, há cinco anos: o respeito.
“A instituição de grupos de trabalho focados em seis temas específicos é um movimento natural de amadurecimento da nossa organização, além de ser uma forma de contribuirmos para o fortalecimento do respeito em todas as esferas da sociedade”, explica Cynthia Betti, diretora de Recursos Humanos do GRUPO BB E MAPFRE.
Uma das primeiras ações promovidas pelo Conselho de Diversidade é a assinatura do “Manifesto do Fórum de Empresas e Direitos LGBT”, de apoio à diversidade sexual. O GRUPO é a primeira seguradora a assinar o manifesto.
“É de extrema importância reforçar o nosso foco na manutenção de um ambiente corporativo diversificado e inclusivo, que promova a igualdade de oportunidades para todos os stakeholders. O diálogo e a diversidade são elementos fundamentais de uma empresa sólida”, ressalta Fátima Lima, diretora de Marketing e Sustentabilidade do GRUPO BB E MAPFRE e líder do pilar LGBT.
Conselho de Diversidade – Desenvolvido em dezembro de 2015, o programa do GRUPO BB E MAPFRE conta com a participação de dois líderes para cada tema, sendo um responsável pelo relacionamento com o mercado e o outro focado na disseminação da cultura e no engajamento com o público interno. Além disso, cada grupo de trabalho é formado ainda por 10 a 15 colaboradores.
Para propor temas e ações, são realizadas reuniões periódicas em que os participantes debatem sobre estudos, iniciativas e novidades relativas ao seu respectivo pilar de atuação. O foco é apresentar propostas de melhorias e ações inovadoras que possam ser incorporadas ao dia a dia da organização.
No pilar sobre mulheres, o GRUPO, que é signatário do ‘Empoderamento da Mulher’ (Women Empowerment Principles – WEPs, em inglês), da ONU (Organizações das Nações Unidas), tem como objetivo ampliar o poder das profissionais na organização. Atualmente, 41,5% do quadro gerencial da seguradora é composto por mulheres. “Outro exemplo de mudança é a celebração do ‘Dia da Família’ Uma ação de inclusão e aceitação. Assim como em todas as frentes de trabalho, temos a missão de fortalecer a igualdade no ambiente corporativo, no relacionamento com os stakeholders e no atendimento aos clientes”, conclui Cynthia.