Com tecnologia que simula conversas como no ChatGPT, consultoria busca otimizar processos seletivos, ampliar presença em setores estratégicos e crescer até 35% no próximo ano.
O Grupo Hub, consultoria especializada em recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas, lança neste ano uma plataforma proprietária baseada em inteligência artificial que promete revolucionar a forma como os processos seletivos são conduzidos no país. A expectativa é que a nova tecnologia contribua para um crescimento de 20% a 35% no faturamento da empresa em 2025, impulsionado pela expansão nos setores de mineração, indústria e mercado financeiro.
Batizada de Hub Labs, a solução combina IA, ciência e análise de dados para atuar como um verdadeiro orquestrador dos processos de recrutamento, permitindo uma gestão mais inteligente de bancos de talentos e oferecendo uma experiência aprimorada para recrutadores e departamentos de RH.
“Essa base inicial reúne 226 mil perfis que podem ser consultados e segmentados com prompts de linguagem natural, como se o recrutador estivesse conversando com o ChatGPT. É possível filtrar desde dados como cor de pele e gênero, em vagas afirmativas, até salário, tipo de contratação e histórico profissional”, explica Victor Fazzio, sócio-sênior do Grupo Hub.
Segundo ele, a ferramenta permitirá um matching mais preciso entre candidatos e vagas, promovendo ganhos significativos de eficiência. “É como se multiplicássemos nosso time por cinco ou seis vezes com o apoio da tecnologia, entregando resultados mais rápidos e assertivos aos nossos clientes.”
A plataforma, que também será utilizada internamente pela equipe da Hub, já tem dez clientes na fila de espera — empresas com até 500 colaboradores — interessados em integrar a novidade aos seus processos seletivos.
Tecnologia e estratégia lado a lado
Em 2024, o Grupo Hub atuou em mais de 5 mil posições no mercado de trabalho brasileiro. A empresa conta com duas grandes frentes de atuação: a Hub Infinity, que responde por 55% da receita com a terceirização de recrutamento e seleção para médias e grandes empresas (RPO), e a Hub Talent e Hub Top Executive, responsáveis por processos seletivos de média e alta liderança, que representam os outros 45% do faturamento.
Com a duplicação do número de colaboradores em 2024, a companhia se prepara para crescer ainda mais em 2025. A previsão é ampliar o time em pelo menos 20%, passando dos atuais 114 funcionários e 17 temporários para mais de 130 profissionais, acompanhando o aquecimento do mercado de trabalho. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego recuou para 6,6% — a menor registrada desde 2012.
Indústria, mineração e finanças lideram a retomada
Os principais motores do crescimento da Hub no último ano foram os setores de indústria, mineração e mercado financeiro. Com o aumento do preço do minério de ferro e a desvalorização do real, houve maior demanda por mão de obra qualificada nessas áreas.
No setor financeiro, a empresa expandiu sua atuação com projetos em bancos de varejo e empresas de meios de pagamento, atendendo à crescente procura por profissionais de vendas e atendimento. Já o segmento de tecnologia, que liderava a contratação durante a pandemia, mostra-se mais cauteloso. “A inversão da oferta e demanda no mercado de TI é clara. Hoje, profissionais buscam oportunidades, mas as empresas estão retraídas, influenciadas por fatores como os juros altos no Brasil”, observa Fazzio.
Olhar para o futuro
As perspectivas para 2025 são otimistas. Além de consolidar sua atuação nos setores estratégicos, o Grupo Hub planeja ampliar sua presença em novos segmentos, como agronegócio, turismo, serviços de alimentação e varejo. A recuperação da safra agrícola e a retomada da confiança do consumidor devem favorecer a criação de novas vagas.
“Nosso objetivo em 2025 é consolidar a atuação nos setores que mais demandam mão de obra qualificada, ao mesmo tempo em que entregamos soluções tecnológicas eficientes e personalizadas para os nossos clientes”, afirma Fred Torrës, sócio-sênior do Grupo Hub.