Boas práticas

Grupo Protege aproxima familiares e colaboradores através do esporte

Empresa de segurança privada investe em programa esportivo para fortalecer o sentimento de pertencimento dos seus colaboradores

A Protege, grupo nacional de segurança privada, lança o programa PROATIVO, que busca melhorar a qualidade de vida e o engajamento dos seus colaboradores na esfera pessoal e, consequentemente, na profissional.  A iniciativa é estendida aos familiares dos colaboradores (cônjuge e dependentes de até 21 anos), ampliando para fora da empresa o incentivo a hábitos mais saudáveis – práticas esportivas e alimentares – ao levar benefícios reais para a comunidade onde os colaboradores residem.

O programa Proativo já conta com 6.000 inscritos. A adesão é voluntária e feita por uma plataforma online desenvolvida especialmente para a empresa. Por intermédio de um aplicativo para smartphone, os participantes têm acesso a mais de 5 mil treinos programados, diário nutricional, calendário de eventos e uma rede social para interação entre os colaboradores.

O ponto de partida do programa surgiu durante o encontro anual de gestão da empresa, realizado em fevereiro do ano passado, em um resort no interior de São Paulo. O encontro Inspirar 2018 teve como um dos seus temas a “mudança de atitude”, seja na rotina do trabalho como também no dia a dia dos colaboradores. “O Proativo vem com esse objetivo de incentivar atitudes que possam mudar a vida das pessoas, como adotar hábitos mais saudáveis e aumentar a integração com outros colaboradores e familiares”, explica Mario Baptista de Oliveira, vice-presidente do Grupo Protege.

Através de convênio com a Gympass, que é um dos benefícios que integra o Programa Proativo, os colaboradores optantes e seus familiares têm acesso a mais de 19.000 estabelecimentos em todo o Brasil, com 725 modalidades esportivas, dentre as quais, academias de musculação, aulas de dança, aulas de artes marciais e lutas, yoga, natação, e vários outros.

A empresa também conta com a presença de um consultor especializado, para homologar treinos, corridas, e outros eventos constantes de um calendário oficial do programa, dando todo o suporte para os participantes se inscreverem. Além disso este consultor interage diretamente com os colaboradores através de multiplicadores do programa, presentes em cada localidade de atuação do Grupo.

Para a efetividade do programa, a empresa criou uma estrutura específica composta por gestores no papel de Embaixadores e Técnicos, além dos Capitães, que são os multiplicadores citados anteriormente.

O departamento de Recursos Humanos já havia identificado uma aptidão dos colaboradores por práticas esportivas. Em 2018, por exemplo, foram montados grupos com o apoio da empresa para participar de duas provas esportivas: corrida do GRAACC e Bravus Race.

A Protege, inclusive, chegou a apoiar um colaborador que participava de campeonatos de Boxe profissional. “Ao estruturar um programa de melhor qualidade de vida, que tem adesão voluntária à disposição de todos os colaboradores, em qualquer cidade do país, a empresa incentiva uma mudança de atitude contra o sedentarismo e o fortalecimento da integração da equipe pelo esporte”, explica Oliveira.

Especialistas apontam que as chances de sucesso em um processo de mudança de hábitos são maiores quando o ambiente de socialização é favorável. O programa ainda conta com uma rede social dentro da plataforma que possibilita aos colaboradores falarem entre si e interagirem para organizar treinos em equipe.  Ao integrar colegas de trabalho e familiares, o programa visa incentivar uma competição sadia entre os colaboradores.

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios