A agência full service Raccoon, uma das maiores da América Latina, desenvolveu e publicou um e-book interativo sobre comunicação inclusiva pensado para fortalecer as ações internas de diversidade. Agora, o Guia de Boas Práticas de Comunicação Efetiva está disponível para todas as pessoas, especialmente aquelas que buscam levar o debate sobre inclusão para dentro do ambiente de trabalho.
A agência possui grupos voltados para as pluralidades humanas e suas particularidades, que são batizados de chusmas. Então a Raccoon tem a Chusma Diversidade, Chusma Mulheres e AfroChusma, por exemplo. Juntos, esses grupos desenvolveram o Guia, trazendo diferentes visões sobre a importância das mudanças na linguagem.
“A proposta não é simplesmente alterar nosso vocabulário, mas sim reorganizar as palavras que já temos numa lógica que não seja binária, sexista, racista e que não seja excludente para pessoas com diversidades funcionais ou neurodivergentes”, afirma Nathália Chaves, Coordenadora de Mídias, graduada em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia e Ciência Política, e integrante da Chusma Diversidade.
“Parte do estudo para a construção deste e-book foi voltada à função social da linguagem e o quanto ela é determinante para a construção de relações mais saudáveis e para a mudança cognitiva das relações sociais”, explica Nathália. Ou seja, trata-se de um material base para entender a razão por trás das transformações na linguagem, além de oferecer sugestões para mudanças efetivas no dia a dia.
A produção do conteúdo é parte de uma série de ações em prol da inclusão na Raccoon. A ideia em disseminar o Guia é tornar o ambiente da agência mais seguro e acolhedor — processo fundamental para qualquer empresa que queira investir em diversidade. Nesse sentido, a linguagem é uma das frentes a serem trabalhadas. “Como trabalhamos diariamente com comunicação, seja por conta do nosso escopo ou da nossa organização em times, acreditamos ser o melhor lugar para começar”, informa a cientista social.
Ampla atuação na busca pela diversidade
Nathália destaca que o e-book é uma das várias ações empreendidas pela agência ao longo do ano. “Comemoramos o mês da diversidade, em junho, em que realizamos ações todas as semanas. Neste ano tivemos uma dinâmica de sensibilização, um papo sobre ser uma liderança inclusiva, um evento sobre marketing acessível, sobre profissionais trans da comunicação e, para finalizar, um evento chamado Diversificando, que contou com pessoas gordas, pessoas com deficiência (PCD), trans, indígenas, pretas e LGBTQIAP+”, pontua Nathália. No Diversificando, o Guia de Boas Práticas de Comunicação Efetiva foi disponibilizado para todas as pessoas que acessaram, tendo sido um evento aberto ao público.
Outro ponto de atenção da empresa está nos processos seletivos, que estão sendo constantemente revistos e atualizados com novas ações positivas. “Pensando em mulheres, todas as entrevistas para pessoas que se identificarem com o gênero feminino sempre devem contar com uma entrevistadora mulher”, Nathália exemplifica. “Também estamos pensando em pessoas com algum tipo de deficiência e planejamos reestruturar o escritório quando houver a volta ao trabalho presencial, para que ele seja de fato acessível para qualquer pessoa”.
No que diz respeito às práticas de linguagem inclusiva, como apontado no e-book, elas já são incorporadas nas apresentações e e-mails cotidianos. O Guia também foi enviado a todas as pessoas colaboradoras do Grupo Raccoon – formado por três empresas – incluindo diretoria e gerência, e está disponível para acesso para recém-contratades. Isso se traduz em cerca de 800 profissionais até o momento.