Vijay Govindarajan propõe que as empresas aprendam a gerenciar o presente, criar o futuro e – importante – destruir o passado
A HSM Educação Executiva traz ao Brasil o livro “A estratégia das 3 caixas: um modelo para fazer a inovação acontecer”, novo título do Vijay Govindarajan, consultor de CEOs de 25% das empresas da Fortune 500, entre as quais a General Electric, acadêmico do Dartmouth College e best-seller com seu conceito de inovação reversa.
Para inovar, as companhias precisam lidar não só com o tempo presente, mas com presente, passado e futuro. Isso significa continuamente tomar decisões em relação ao que preservar, ao que destruir e ao que criar, o que não é nada fácil. A solução do autor para isso é fazer uso da metodologia das três caixas:
Caixa #1 – Gerencie o Presente
É crucial operar o presente com a máxima eficiência possível e executar inovações lineares no negócio central.
Caixa #2 – Esqueça o Passado
Isso implica a capacidade de, seletivamente, abandonar certas crenças, hipóteses e práticas criadas no passado, as quais podem se transformar em um muro intransponível entre a empresa e seu futuro potencial.
Caixa #3 – Crie o Futuro
Remete ao uso de novas métricas, ações e experimentações para que a organização trabalhe pelo futuro pensando em novos produtos, serviços e até mesmo em novos modelos de negócio.
Govindarajan garante que o segredo para conseguir inovar com sucesso (e, assim, garantir sua perenidade da empresa) está em equilibrar todos os dias atividades, habilidades e comportamentos associados a cada uma dessas caixas (o que ele descreve didaticamente). O autor traz exemplos reais de organizações que adotaram as três caixas, como Hasbro, General Eletric e IBM, entre outras.