Carreira
Tendência

Habilidades em alta demanda para profissionais de Finanças

Com todas as mudanças que a pandemia tem provocado desde o ano passado, cada setor sofreu um impacto diferente.

Richard Townsend, o novo country manager Brasil da consultoria global de recrutamento Robert Walters, explica melhor qual foi o impacto causado na área de Finanças e o que podemos esperar daqui pra frente.

Impacto do covid-19 no recrutamento em 2020

Richard afirma que tivemos que 3 fases diferentes no ano passado. No início, a preocupação da maioria das empresas não era econômica, mas sim em como manter os processos básicos funcionando normalmente. As empresas continuaram contratando e divulgando suas vagas, porém ninguém estava preparado para um processo seletivo 100% online, desde a entrevista até a integração. Essa mudança brusca trouxe a necessidade de rápida adaptação o que felizmente aconteceu.

Na segunda fase, o medo sobre a situação econômica começou e houve uma diminuição em novas vagas. Muitas empresas começaram demitir pessoas e as únicas vagas no mercado foram as das substituições.

Por fim, durante a terceira fase, as empresas já estavam adaptadas às entrevistas e integrações 100% remotas. ‘’Ao verem que esse método pode sim ser eficaz se bem gerenciado, a confiança do consumidor voltou, e com este aumento na confiança foi possível ver uma situação mais estável e começamos a ver um crescimento no número de vagas.’’ Comenta Richard.

Tendências para 2021

 As três principais tendências para 2021 são:

  • A continuação de processos online. Tanto quanto as empresas e seus candidatos estão aperfeiçoando suas habilidades de comunicação remota.
  • O trabalho remoto passou de ser algo apenas desejável para ser uma expectativa. Agora que sabemos que é possível, além de proporcionar um trabalho mais flexível, essa tendência também oferece um balanço positivo entre vida profissional e pessoal. As empresas devem se preparar para oferecer essa opção e saber como gerencia-la daqui pra frente.
  • Diversidade – as empresas parecem estar mais focadas em adereçar seus problemas internos e melhorar a questão da diversidade & inclusão.

Habilidades em alta demanda

Podemos ver muitas empresas considerando a extensão do home office e usando novas ferramentas e tecnologias para transformar o mundo do trabalho. O que traz características importantes que os profissionais buscando uma recolocação ou uma mudança na carreira precisam ter:

  • Gestores que tenham a habilidade de gerenciar e mais ainda, desenvolver times remotos, serão altamente demandados.
  • Independente do setor, a habilidade de buscar eficiências e melhorar processos também será bem importante.
  • Flexibilidade e a habilidade de adaptar-se em novos desafios são de extrema importância. ‘’Eu encorajo meus candidatos a pensar sobre como eles podem mostrar estas habilidades dentro de uma entrevista.’’ Comenta Richard.

Conselho para gestores que buscam contratar e reter talentos em 2021

Para atrair os melhores talentos no mercado, Richard afirma que devem criar uma visão clara sobre as responsabilidades e o plano de desenvolvimento para aquela posição.

Particularmente em tempos de mudança ou estresse, empresas consideram contratar pessoas que podem resolver problemas já existentes a curto prazo, porém um plano de crescimento (responsabilidades e título) é sempre importante para os candidatos.

Adicionalmente, é importante considerar não só as habilidades dos candidatos, mas também o potencial para o futuro.

Para reter candidatos, Richard aconselha manter um contato próximo e regular, com conversas pró ativas para entender como a pessoa está se sentido sobre sua carreira e também na vida pessoal. Ainda mais durante os momentos de home office.

Salários em 2021

Em 2021 podemos esperar os mesmos salários de 2020. Richard explica que a razão por trás disso é porque há mais candidatos do que vagas no mercado atualmente.

‘’Acredito que alguns cargos serão mais demandados o que traz uma chance de um aumento nos salários ao decorrer do ano.’’ Comenta.

Dentre esses cargos, temos profissionais FP&A, particularmente com experiência em Power BI e no C-level, profissionais com experiência em reestruturação e change-management podem esperar um aumento salarial ou em forma de bônus no final do projeto/ano.

Botão Voltar ao topo