Fortaleça equipes e cultura organizacional através da descontração
Nayara Cardoso – professora de recursos humanos da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio
O happy hour, mais do que uma pausa após o expediente, se revela uma potente estratégia para fortalecer laços, engajar equipes e impulsionar a produtividade nas empresas. Somos intrinsecamente sociais e, nesse contexto, esses momentos casuais fora do ambiente de trabalho promovem desde networking até a retenção de talentos.
Pesquisas da Warwick University, no Reino Unido, demonstram que trabalhadores satisfeitos apresentam produtividade 20% superior em comparação aos insatisfeitos. E não é à toa que o mercado tem dado crescente atenção à gestão da felicidade corporativa. Instituições como o World Happiness Foundation Miami, o Wellbeing360 da Tecmilenio México e o Instituto Happiness Brasil têm surgido como resposta a essa demanda. Inclusive, a Chilli Beans, destacada marca de óculos escuros, inovou ao criar o cargo de Chief Happiness Officer (CHO).
Para empresas que ainda não exploraram o potencial do happy hour, é recomendável realizar pesquisas de satisfação para identificar e abordar áreas de melhoria. O segredo está em promover um ambiente descontraído, livre de constrangimentos, que realmente proporcione bem-estar. Lideranças e estratégias de endomarketing são fundamentais para garantir o sucesso dessas iniciativas.