A pandemia trouxe à tona a importância do cuidado do bem-estar físico e mental tanto nos ambientes residenciais quanto nos corporativos. Na HM Engenharia, construtora com 45 anos de experiência na entrega de imóveis econômicos, a promoção de práticas voltadas para saúde dos profissionais sempre foi prioridade. Por isso, diante do cenário atual, a construtora lançou novos benefícios oferecidos aos seus mais de 299 profissionais. Entre eles estão a consolidação do modelo híbrido de trabalho, o aumento da licença parental e plano de previdência privada.
Durante as fases mais restritas da pandemia, os colaboradores das áreas administrativas da HM Engenharia adotaram o home office. Além de garantir a segurança, o novo modelo de trabalho trouxe melhores resultados de desempenho e por isso a relação de confiança ficou ainda mais forte. Isso motivou a empresa a adotar o modelo híbrido de trabalho para todos os níveis do escritório. Em abril foi criado o programa Flex Office+ em que os profissionais podem optar por trabalhar em casa ou no escritório – seguindo todos os protocolos para Covid-19 e com acesso a todas as ferramentas que permitem o trabalho remoto.
A empresa também ampliou a licença parental. A licença paternidade passou de 5 para 30 dias. Para as mamães, o período de afastamento aumentou de 120 dias para 180 dias. A regra também se aplica para casos de adoção de filhos até 1 ano.
Gláucia Moura, gerente de Gente e Gestão da HM, explica que ampliar essas iniciativas que impactam positivamente no dia a dia dos profissionais é um dos valores da construtora em ser mais humana. “Um profissional não tem só a vida dentro da empresa, existe um universo que precisa dele e demanda atenção. Se o indivíduo se desenvolve como pessoa e pai, certamente refletirá em sua jornada profissional”, afirma.
O benefício foi importante para que o ajudante de obras da construtora, Samuel Vieira da Silva, de 31 anos, pudesse dividir com a esposa os cuidados dedicados à Isabelly Vitória, primeira filha do casal. “Não esperava ser presenteado com essa iniciativa. Foi muito bom contar com o suporte da HM nesse momento tão especial, além disso, descobri a importância da divisão de tarefas para cuidar do bebê”, diz Samuel.
Além dessas novas práticas, a HM Engenharia adotou um modelo de avaliação de desempenho, o Ciclo de Desenvolvimento. Ele utiliza indicadores de todas as áreas para conectar os profissionais aos resultados trimestrais e anuais da organização através de objetivos operacionais e estratégicos. Todas as pessoas são incentivadas a dar e pedir feedback em qualquer momento do ciclo, sem precisar de um momento específico para marcar uma conversa com gestor ou líder. Os líderes conduzem check-ins (conversas 1:1) com seus liderados para falar sobre o atingimento dos indicadores, carreira, desempenho e para apoiar o desenvolvimento de cada um. Todo fim de trimestre é aplicado uma rápida pesquisa para medir o desempenho e o papel da liderança no período.
Outros benefícios são o Plano de Previdência Privada, parceria com plataforma corporativa de atividade física e registro de ponto em casos excepcionais.