Comportamento
Tendência

Home office: cuidados com o uso do notebook

Com cada vez mais profissionais trabalhando fora de casa –e muitos viajando pelo mundo –, algumas precauções são fundamentais para que o notebook funcione normalmente e não gere desconforto na hora do trabalho. Confira algumas dicas

Home office, sonho de muitos profissionais, tem ganhado cada vez mais força no Brasil. Com o avanço da tecnologia, a presença física no escritório não tem sido essencial como se acreditava há alguns anos. Hoje, 62% dos profissionais consideram que o ambiente de trabalho moderno não existe sem a chance de ter uma jornada de casa e 20% já trabalham com home office, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ibope. Isso sem falar do nomadismo digital – estilo de vida em que as pessoas viajam pelo mundo sem abdicar da carreira, já que seu trabalho pode ser feito de forma remota – que tem virado uma febre no mundo todo. Nesse contexto, notebooks cada vez mais modernos e com inúmeras funcionalidades estão sendo lançados no mercado.

Essa mudança de comportamento tem afetado diretamente as configurações dos computadores e outras soluções tecnológicas. Afinal, como pensar em excelência no trabalho sem um bom equipamento? Com isso, muitas empresas estão adaptando seus computadores e notebooks para atender as necessidades de mobilidade com as de performance. A recomendação é levar em consideração alguns itens na hora da escolha. “Se deseja mobilidade, a recomendação é um notebook leve, fino, com tamanho entre 13 ou 14 polegadas e grande autonomia de bateria. Já para o uso do notebook apenas em escritório, um com 15.6’ é o ideal. A recomendação seria o uso de computadores com teclados ergonômicos que permitem digitação confortável e baixo ruído na digitação”, explica Cinthya Ermoso, Gerente de produtos da Positivo Tecnologia, empresa que representa a marca Vaio no Brasil.

Cinthya explica que os computadores portáteis são projetados para longa jornada de trabalho e não há nenhum perigo em usá-lo durante muito tempo. “Obviamente, devemos evitar de expô-lo ao sol”, recomenda. Um cuidado importante é ainda fazer a manutenção correta com um profissional qualificado. Para evitar problemas no sistema operacional e não deixar o notebook lento é preciso ter um bom sistema antivírus, prestar atenção em quais mensagens clicar e não instalar programas desconhecidos. Para ajudar na produtividade, a recomendação é utilizar mouse e teclado externos. “Uma vez que para mobilidade utilizamos notebooks com telas até 13.3’, é bastante produtivo ter uma tela auxiliar para estender ou duplicar a tela. Como as pessoas estão cada vez mais conectadas em vários dispositivos, vale lembrar que não há nenhum problema em utilizá-los ao mesmo tempo. Os computadores portáteis foram projetados para suportar essas funcionalidades”, complementa.

Vida longa ao notebook

Para quem trabalha remotamente, perder o notebook pode ser um transtorno. “O Windows 10 possui uma ferramenta valiosa para garantir a segurança e a privacidade do usuário: o rastreamento de computadores com o sistema, que funciona de forma parecida no iPhone. É necessário ativar essa funcionalidade e a rastreabilidade é realizada por meio da página da Microsoft”, esclarece.

Outro problema comum é o derramamento de líquido e dos danos que podem causar. O que fazer: ao deixar cair líquido, desligue imediatamente o notebook e movimente-o até toda a água sair. Só o ligue novamente se realmente tiver certeza que está seco. Caso não consiga secar, envie para uma assistência técnica para uma manutenção.

Confira mais alguns cuidados com o seu notebook:

– Evitar manusear líquidos próximo ao notebook, acidentalmente poderá derrubar e danificar o equipamento;

– Evitar derrubar, a queda pode comprometer os dados e danificar a tela;

– Cuidar com as questões de ergonomia. A maioria das empresas tem preocupação com itens auxiliares no dia a dia de trabalho e, em casa, devemos ter as mesmas práticas. Os notebooks da Vaio, por exemplo, já vêm com design que propicia a digitação com o teclado ergonômico. A abertura do notebook faz com que a parte traseira do notebook se eleve e facilite a digitação;

– Outros fatores envolvem os riscos à segurança da informação, como a exposição da rede corporativa a malwares, o roubo ou extravio de informações sensíveis, ataques de phishing e spam, entre outros. As empresas devem ficar atentas às políticas adotadas nestes casos.

Durante as viagens, algumas dicas são essenciais:

– Sempre faça o backup das informações, em caso de extravio, você estará garantido;

– Outro ponto importante é realizar a criptografia dos dados, assim apenas com a chave de criptografia será possível ter acesso às informações;

– Use uma maleta que proteja bem o notebook, em caso de batidas, ou quedas, o equipamento estará protegido.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios