Se você se deparou pela primeira vez com o home office em função da quarentena ou até estava acostumado com o formato, já deve ter tirado algumas boas lições dessa forma de trabalho. Questionamentos sobre a produtividade de colaboradores remotos ainda têm surgido quando o assunto é trabalhar de casa.
Mas, entre benefícios e desafios, o fato indiscutível é que o modelo traz inúmeras vantagens, tanto para empregadores quanto para colaboradores. E a tecnologia se torna uma grande aliada nesse processo, principalmente na questão do gerenciamento de profissionais remotos.
Flexibilidade e maior autonomia são fatores que facilitam, e muito, o home office. Além disso, a possibilidade de trabalhar fora do escritório é até um fator positivo na questão de atração e retenção de talentos. Tudo isso traz melhores resultados até para o desempenho dos times.
Mas, como medir a produtividade estando distante de seus colaboradores? “A transformação digital facilita a gestão de equipes, mesmo à distância. Com o auxílio da tecnologia, as empresas ultrapassam o distanciamento físico e vencem a barreira geográfica”, explica Lázaro Malta, CEO da Ahgora, empresa que desenvolve softwares de gestão para RH.
De acordo com Malta, a gestão da produtividade dos times é possível, ainda que à distância. “A tendência é que os líderes possam avaliar, a partir do apontamento das atividades realizadas e o tempo investido em cada uma, a performance real do colaborador. É preciso disciplina e foco do profissional, mas também do gestor, que precisa manter uma comunicação bem alinhada para que a atuação remota aconteça sem prejuízos”.
Segundo o CEO, com ferramentas especializadas, é possível fazer desde o acompanhamento da jornada de trabalho até o das atividades executadas. “Na Ahgora, usamos tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e cloud computing para inovar em SaaS. Assim, com a ferramenta chamada Ahgora Timesheet, é possível mensurar as horas dedicadas a uma demanda específica com a gestão mais eficaz do tempo, por meio da análise das informações registradas pelos colaboradores. Ou seja, o gestor pode colocar na ponta do lápis todo o esforço para a execução de uma determinada demanda e calcular exatamente o custo de um projeto. São dados em tempo real para uma decisão mais assertiva”, destaca Lázaro.
De acordo com Marcelo Cariolato, gerente de produtos na Ahgora, algumas dicas são importantes para criar o hábito de usar uma ferramenta como o timesheet e até para criar rotinas mais produtivas no seu dia a dia. “O colaborador não precisa, por exemplo, preencher o timesheet a cada nova atividade no início. Ele pode começar pelo simples e o básico, uma mini rotina até que isso vire automático. Ao preencher duas vezes por dia, ou em momentos mais tranquilos; não precisa colocar o trivial (telefonema, ler e-mail), mas sim o que é importante e o que mostra para o gestor o andamento do projeto estipulado. Ainda, é possível que o gestor deixe atividades pré-definidas na ferramenta para facilitar o preenchimento, além de usar a extensão no Google Chrome”, comenta.
Veja aqui mais algumas dicas para gestores turbinarem a produtividade de suas equipes:
1 – Defina metas a curto e médio prazo
Para aliar home office e produtividade, é importante que todas as pessoas estejam alinhadas com suas atividades, entregas e prioridades a curto e longo prazo. Por isso, desenvolva um planejamento claro e alcançável para cada colaborador.
Além de manter a organização, isso faz com que seus profissionais se sintam mais motivados a trabalhar e conquistar seus objetivos.
2 – Estipule datas de entrega para as atividades
Dentro do planejamento de atividades, deixe claro quando cada uma deve ser entregue. Dessa forma, os profissionais conseguem estabelecer prioridades e organizar melhor o seu dia de trabalho.
3 – Utilize um software para a gestão da equipe
A tecnologia é essencial para acompanhar a relação entre home office e produtividade. Há diversos softwares de gestão de trabalho que podem ser utilizados. Um deles é o Ahgora Anywhere Office, que facilita o gerenciamento de equipes que estão atuando remotamente.
Também é interessante usar o Trello para se ter uma visão macro das tarefas a serem realizadas pelos times. O quadro virtual permite definir quem irá trabalhar nos projetos e os prazos de entrega, por exemplo.
4 – Mantenha a produtividade do time
Também é possível avaliar a produtividade em home office dos colaboradores por meio do apontamento das tarefas realizadas. Com o Ahgora Timesheet, o profissional registra todas as atividades entregues durante a jornada de trabalho. Assim, dá para ter uma visão clara da produtividade, em que dá para avaliar o tempo investido pelo colaborador em cada tarefa.
Apesar de home office significar flexibilidade, é importante que empregador e colaborador estabeleçam um acordo sobre a gestão da jornada de trabalho. Utilizar ferramentas que permitam que o profissional bata o ponto de qualquer lugar através de reconhecimento facial estimula a transparência nas relações de trabalho.
É importante, ainda, que o colaborador se responsabilize sobre o seu desempenho no dia a dia e busque melhores hábitos para que isso ocorra. Algumas dicas úteis de como equilibrar home office e produtividade para os profissionais são:
- Acordar cedo;
- Manter o foco nas tarefas que estão sendo realizadas;
- Comprometer-se com as entregas e organizar-se;
- Evitar o acesso frequente em e-mail e redes sociais particulares;
- Usar roupa adequada (e não pijama), como se estivesse presente na empresa;
- Avisar às demais pessoas da casa que está trabalhando;
- Estipular um horário para acabar o expediente.
Sobre a Ahgora
A Ahgora Sistemas desenvolve tecnologias disruptivas para transformar a gestão de pessoas de pequenas, médias e grandes empresas. Com sede em Florianópolis (SC), investe em ferramentas baseadas em internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e computação em nuvem para gerenciar colaboradores em tempo real. São mais de 3 mil clientes em sua carteira, o que significa 850 mil colaboradores utilizando suas plataformas.