A 12ª edição do HR First Class, um dos maiores eventos voltados aos Heads de RH do Brasil, aconteceu nesta quinta, dia 07 de outubro, de forma online, e trouxe como tema um assunto extremamente atual: O Funcionário do Futuro – como atender seus anseios, aumentar níveis de engajamento, estabelecer as novas formas de trabalho e reeducar na LGPD.
Para embasar esse debate, o evento contou com a participação de dois grandes executivos da área de Recursos Humanos. Um deles foi Marcia Baena, atual VP de Gente & Gestão do Burger King e psicóloga, com MBA pela Universidade Federal do Paraná. Além disso, a executiva, já teve passagens por grandes empresas como o Grupo GPA, Cargill e ALL América Latina.
O outro convidado foi Júlio Bonrruquer Neto, sócio executivo da Caccuri, boutique especializada em Executive Search para Alta Gestão, há 12 anos. Julio soma experiências como Diretor Regional, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e CEO de grandes organizações. Ele também se dedica como investidor anjo, empreendedor serial e conselheiro.
Marcia destacou que ouve uma grande mudança no anseio do ser humano como um todo, principalmente após a pandemia. “Nós começamos a revisar os nossos valores pessoais e com os colaboradores não foi diferente. Todos nos deparamos com uma mudança na nossa vida, enfrentamos uma possibilidade real de morte, tivemos medo, ansiedade, incerteza e, com isso, as pessoas passaram a ficar mais seletivas, inclusive, sobre onde ela quer colocar a sua energia de vida”.
Quando perguntado sobre o engajamento da nova geração a especialista comentou: “O que eu percebo é que nós temos uma geração mais crítica. Esse jovem, que está entrando no mercado de trabalho, não quer crescer pagando o preço, por exemplo, de abrir mão de sua vida pessoal. É um jovem que se conecta de outra forma, os valores são outros e, se ele não conseguir entender o porquê, se ele não conseguir participar de alguma forma das decisões, dificilmente vai se conectar com a empresa”.
Já Julio ressaltou que, entendendo as cinco dimensões abaixo, nós não precisamos temer o futuro:
– O stakeholder precisa estar incluído, não existe mais barreiras na empresa
– Precisamos abrir espaço para emoção e a intuição, porque é só assim que a gente conecta verdadeiramente com o outro
– Atualmente, valores e propósitos são um drive que conecta as pessoas
– Não podemos esquecer que não tem como andar para o futuro sem tecnologia/inovação
– Também não podemos esquecer que não tem como andar para o futuro sem um exercício muito próprio de intelecto e conhecimento
Realizado pela Scaldelai Projetos de Crescimento, o evento contou com a Amil e a Safe Care, empresa especializada em gestão integrada e auditoria do benefício saúde, como patrocinadoras masters e o apoio especial do Hub -RH ABPRH – Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos.