Gestão

HSM University traz dicas para um gerenciamento de tempo mais eficaz no home office

Otimizar o tempo durante as tarefas profissionais, aumenta a produtividade, o foco e reduz a ansiedade

Um dos grandes desafios do home office é conseguir conciliar a vida profissional com a pessoal, tendo em vista que o ambiente de moradia se tornou um escritório. As demandas podem continuar as mesmas, mas além do trabalho, é preciso lidar também com as distrações da casa e da família. Pensando em otimizar o tempo e aumentar a produtividade, a HSM University disponibiliza dicas e sugere métodos que podem ser grandes aliados do profissional.

Ter uma boa gestão de tempo só traz vantagens para os profissionais, reforça o Mauricio Benetti, gerente de produtos e Growth da HSM University. “Quando você tem o seu tempo bem planejado é possível ter um aumento significativo de produtividade, melhor organização e finalização de tarefas, além de assegurar a motivação, reduzir a ansiedade e alcançar os objetivos”.

Para auxiliar os profissionais existem inúmeras ferramentas online que auxiliam na transformação e mudança de hábitos. Aplicativos e plataformas ajudam a listar os afazeres do dia a dia para não deixar nada de fora e que possibilitam desmembrar as atividades e prioridades.

Muito conhecida e utilizada, a metodologia Kanban é uma boa opção para quem quer se organizar. Criada nos anos 40 e antigamente usada principalmente por meio de post-its, hoje pode ser encontrada de forma totalmente digital. Por meio de plataformas especificas, o usuário consegue listar todas as atividades, colocar prazos, criar lembretes, inserir imagens ou arquivos de apoio e até fazer comentários.

A companhia ainda alerta sobre um dos grandes vilões da produtividade, a procrastinação. Já existem ferramentas que podem ajudar os profissionais. Um exemplo é a possibilidade de monitorar o tempo gasto nas redes sociais ou em uma atividade. Desta forma, é possível entender onde estão as distrações e o tempo gasto em cada demanda.

Outra dica listada é o Método GTD que consiste em cinco etapas básicas que devem ser adotadas na rotina, com o objetivo de priorizar o planejamento das tarefas e se tornar mais produtivo e resiliente. São elas: coletar, processar, organizar, executar e revisar. Por fim, plataformas de gestão de tempo e prioridade também auxiliam o usuário a monitorar projetos, relatórios e distribuir a carga horária de acordo com as demandas dos clientes, priorizando atividades mais importantes e reduzindo a preocupação de prazos.

 

“Esses são apenas alguns estímulos que os profissionais podem contar no dia a dia. Mas, mais do que isso, é essencial que ocorra uma mudança de mindset. É preciso entender que trabalhar de forma eficaz no gerenciamento do tempo contribui não só para o bom desenvolvimento das tarefas, mas principalmente do próprio profissional, garantindo a produtividade e motivação para continuar exercendo seu papel de forma eficiente e saudável”, finaliza o executivo.

Botão Voltar ao topo