Take Blip, empresa em business messaging e que oferece soluções de comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais, como o WhatsApp, acaba de anunciar Hugo Barra, uma das referências mundiais em tecnologia, como novo investidor e membro do conselho de Administração. O executivo foi Vice-Presidente do Facebook (agora Meta) onde ele liderou a operação da divisão de realidade virtual Oculus por quatro anos, e deixou o cargo em maio deste ano para se lançar como empreendedor na área de saúde. Hugo Barra anunciou ao mercado esta semana o lançamento oficial da Detect, startup que ele lidera como CEO a partir de agora.
Anteriormente, Barra foi VP da Xiaomi, sendo responsável pela expansão global da fabricante chinesa de celulares que os levou a ser, hoje, o maior fabricante no mundo, inclusive à frente da Samsung e Apple, com valor de mercado superior a 60 bilhões de dólares. Antes da Xiaomi, Hugo liderou a área de produtos do Android como Vice-Presidente no Google por mais de cinco anos, e o crescimento da plataforma que hoje tem 3 bilhões de usuários.
Hugo Barra irá auxiliar na estratégia de internacionalização da companhia e já tem no radar mercados como Estados Unidos, América Latina e Europa. Take Blip projeta um crescimento de 85% e uma receita anual recorrente (ARR) de R$ 360 milhões até o final do ano.
Take Blip atende atualmente mais de 2.200 clientes, entre eles, grandes empresas, como Itaú Unibanco, Coca-Cola, Localiza, General Motors, Claro, Direcional, Nestlé e Renner. Fora do Brasil, a companhia já atua em 170 países. “A comunicação entre as pessoas mudou muito e, hoje, quase só nos falamos por mensagens — falar por telefone e email já é coisa do passado. É inevitável que a comunicação entre empresas e seus clientes caminhe na mesma direção, e essa transformação já está acontecendo e com velocidade. Take Blip criou uma plataforma de Business Messaging multicanal que é a mais sofisticada no mundo e é exatamente o que as empresas e marcas precisam para navegar essa transição com sucesso. Este é um mercado que possui um potencial enorme e é um prazer imenso fazer parte dessa jornada, levando Take Blip para o resto do mundo” afirma Hugo Barra.
Atualmente, Daniel Costa, fundador de Take Blip, é o presidente do conselho da empresa ao lado ainda de Marcelo Oliveira (co-fundador) e Bruno Maimone (Warburg Pincus).
Em 2020, a companhia levantou uma rodada de investimento de U$100 milhões liderada pelo Warburg Pincus, fundo americano de private equity que possui mais de 50 bilhões de dólares sob gestão. De lá pra cá Take Blip tem investido fortemente no time para conduzir a expansão da empresa. Recentemente, anunciaram Marcelo Hein, ex-Lazard, como Chief Strategy Officer, e Leo Marroig, ex-diretor Latam da Xiaomi, como Head de Operações Internacionais e Serviços, que irá encabeçar junto com Hugo Barra a internacionalização de Take Blip.
“Estamos muito felizes com a chegada do Hugo Barra na operação. Além de ser uma grande referência no mercado global, ele vai somar com toda a experiência que acumulou em big techs ao longo desses anos para o nosso plano de ampliar as oportunidades de comércio conversacional no mundo inteiro”, destaca Roberto Oliveira, CEO Take Blip.
Com a plataforma multicanal mais robusta do mercado e sua estratégia de Business Messaging, Take Blip lidera o futuro do relacionamento entre empresas e pessoas. De janeiro a outubro deste ano, mais de 13 bilhões de mensagens foram trafegadas em chatbots desenvolvidos pela companhia e a previsão é que até dezembro este número chegue a 16 bilhões. “Se você não está apostando na estratégia de Business Messaging, com certeza o seu concorrente está. As pessoas não querem mais se relacionar com as empresas como antes. E as empresas precisam engajar, atender e vender para os seus clientes nas plataformas que eles preferem estar e com a inteligência necessária para transformar as conversas com estes clientes em tomadas de decisões assertivas. Não é mais uma questão de ‘se’ e sim de ‘quando’ isso vai acontecer”, conclui Roberto.