O crescente interesse pelo emprego estratégico desta tecnologia está vinculado a uma variedade de benefícios observados, tais como o apoio a líderes e especialistas em Recursos Humanos para uma comunicação eficaz.
Leila Arruda – fundadora da Larruda Desenvolvimento Humano
A inteligência artificial (IA) está revolucionando de forma positiva diversos setores da economia, ganhando espaço também nos departamentos de recursos humanos de empresas sejam elas grandes ou pequenas. O interesse e aumento pelo uso dessa tecnologia de forma estratégica está atrelado aos diversos benefícios percebidos, como auxilio a líderes e profissionais de RH na comunicação efetiva, com construção de mensagens propositivas de feedback, que contribuem para melhoria do engajamento, produtividade e desenvolvimento profissional.
Além disso, vemos também o crescente uso de da IA, principalmente, como facilitador do processo de contratação e abertura de vagas.
Seguem algumas principais dicas de como líderes e gestores podem fazer uso da IA:
- Automatizar atividades básicas e liberar tempo para o estratégico:
- Análise de dados inteligente: com uso da IA é possível extrair insights valiosos de pesquisas de clima, avaliações e feedback de desligamento para tomada de decisões estratégicas com base em dados concretos.
- Recrutamento otimizado: algoritmos de IA ajudam a encontrar os melhores candidatos de forma rápida e eficiente, economizando tempo e recursos.
- Feedback sob medida para o crescimento individual do colaborador:
- Feedback personalizado: ferramentas de IA analisam dados de desempenho, histórico e habilidades para gerar feedback individualizado e direcionado para cada funcionário.
- Pontos fortes e fracos em foco: A IA identifica pontos fortes e fracos individuais, ajudando a fornecer feedback direcionado ao desenvolvimento profissional de cada colaborador.
- Comunicação e engajamento no topo:
- Análise de sentimento: por meio da IA é possível monitorar e-mails, pesquisas e mídias sociais para identificar sentimentos e percepções dos funcionários, prevenindo problemas e promovendo um ambiente positivo.
- Canais de comunicação sob medida: é possível criar também chatbots e plataformas de comunicação personalizados para atender às necessidades e preferências de cada colaborador, aumentando o engajamento e a efetividade da comunicação.