Evento promovido pela Sólides, plataforma de gestão de talentos com People Analytics e Gestão Comportamental, na última quarta-feira (15), reuniu Mônica Hauck, CEO da empresa, e Idalberto Chiavenato, “pai do RH”, para falarem sobre tendências e o futuro do “Novo RH”, principalmente após as incertezas de muitos empreendedores e profissionais da área devido à crise gerada pela pandemia mundial.
Para o “Pai do RH” Idalberto Chiavenato, uma das maiores referências em gestão de pessoas e administração do país, as corporações precisam se adaptar ao novo. “O mundo muda rapidamente tanto no ambiente físico como no organizacional e somente as empresas que aprendem a se adaptar e se ajustar às demandas e dificuldades do ambiente é que vão sobreviver e podem até crescer e se desenvolver”, explica.
De acordo com Mônica Hauck, fundadora da Sólides, o evento foi importante para mostrar aos gestores e empresários que há uma luz no fim do túnel após a pandemia causada pela Covid-19 e que o RH é um setor que vai ajudar muito na retenção de talentos e crescimento das empresas, mesmo durante a crise. “Mais do que nunca precisamos pensar em uma economia 4.0 já existente dentro de uma revolução industrial e o papel do RH está ligado a fornecer processos mais inteligentes com foco em retomada de uma estrutura social frágil neste atual momento. Por isso, a tecnologia dentro da área de RH nas corporações vai ditar como gerir pessoas ao longo do tempo tanto para pequenas como para grandes empresas”, afirma.
Além da tecnologia e de uma nova visão do RH, a gestão de pessoas precisa levar em consideração que as pessoas não são recursos. Ao citar um dos seus mais de 30 livros, Chiavenato afirma que “as pessoas são elementos vitais de uma organização, porque elas têm inteligência, competências e iniciativa própria e são seres vivos. Recursos não têm essa qualidade”. O pai do RH ainda acrescenta: “Há um mantra da teoria administrativa atual que diz o seguinte: recursos podem ser administrados, porque são passivos, inertes. Pessoas não. Elas têm de ser lideradas, engajadas e empoderadas”.
Mônica e Chiavenato fizeram um overview de como a área de recursos humanos era vista dentro das empresas antigamente e citaram como esse setor se encontra nos dias de hoje, destacando a importância da transformação digital no segmento. Os participantes interagiram com internautas em uma conversa especial, além de responderem perguntas de quem estava online acompanhando o evento. Assuntos como tendências do RH, tecnologia no setor, inteligência artificial em processos seletivos, gestão estratégica de pessoas, formação de profissionais, o futuro da área e o papel do gestor pós pandemia mundial, foram alguns dos temas abordados durante o bate-papo.
Quem quiser conferir a íntegra do evento, basta acessar: chiavenato.solides.com.br