A unico, IDTech de soluções de identidade digital, anuncia a aquisição da SkillHub, startup de benefícios em educação. Com o negócio, a empresa amplia seu portfólio de produtos e diversifica os setores em que atua, com o objetivo de criar um amplo ecossistema de identidade digital dos brasileiros.
Criada durante a pandemia, a SkillHub vem mudando a lógica da educação como benefício corporativo e estratégia de desenvolvimento e retenção de talentos. A startup conecta empresas e funcionários a uma variedade de cursos e treinamentos em uma plataforma online que dá autonomia ao profissional, que pode escolher as trilhas de capacitação mais adequadas aos seus próprios interesses e planos de desenvolvimento.
“A pandemia deixou clara a necessidade de conectar as pessoas aos mais diversos serviços de forma simples, transparente e segura. Nossa vida já é digital, mas com uma lógica arcaica. Por isso, a unico está desenvolvendo um forte ecossistema de identidade digital para os brasileiros. Para chegar lá, vamos expandir nossa atuação nos mais variados setores, de forma orgânica ou por meio de aquisições. A integração da SkillHub abre portas para colocarmos a identidade digital no centro do acesso a benefícios corporativos e à educação, enquanto fortalecemos nossa liderança entre fintechs, bancos, varejo”, explica Diego Martins, fundador e CEO da unico.
Esta é a sexta aquisição da história da unico e a terceira em 2021. Neste ano, todos os movimentos tiveram o objetivo de diversificar os segmentos em que a empresa atua: com a ViaNuvem, a IDTech entrou no mercado de compra e venda de veículos, enquanto com a CredDefense, passou a atender as áreas de logística, locadoras de veículos e educação.
Sinergia imediata, mas de olho no futuro
A identidade digital pode gerar um valor estimado em 13% do PIB brasileiro até 2030, segundo estimativa da McKinsey . Isso porque permite às pessoas poupar tempo usufruindo de serviços de forma eletrônica — e com segurança — e contribui para ampliar o acesso a serviços de saúde e bancarização, por exemplo. Ao mesmo tempo, empresas podem se beneficiar de maior eficiência, redução de custos e menos fraudes, gerando economias significativas.
Para avaliar o potencial econômico, o estudo analisou quase 100 maneiras que a identidade digital pode ser usada, incluindo na relação entre funcionários e empresas. Mais facilidade para encontrar talentos adequados, validar antecedentes de forma automatizada e serviços eficientes de folha de pagamento são alguns dos benefícios apontados nesse segmento.
“Diante da necessidade das empresas se relacionarem com seus funcionários de forma simples, rápida e digital, queremos ir além do onboarding de um profissional, utilizando a identidade digital também para simplificar sua jornada no ambiente corporativo. Oferecer maior conveniência no uso de benefícios e no desenvolvimento de seus profissionais é sem dúvidas um diferencial competitivo para as empresas, além de ser um fator de retenção de talentos”, afirma Martins.
Hoje a unico já está presente em mais de 400 empresas com a solução unico | people, que permite realizar uma admissão de forma digital em até 43 minutos e utiliza assinatura biométrica de documentos. Agora, passa também a facilitar o acesso de clientes atuais e potenciais a benefícios educacionais. A sinergia entre os produtos da unico e da SkillHub permitirá um crescimento acelerado do negócio.
Fundada por João Bizzarri e André Felix, a SkillHub tem entre seus clientes grandes empresas como Nestlé, Dasa, Dafiti e Loft. A plataforma, que desde janeiro deste ano cresce 20% ao mês, oferece a milhares de usuários cursos de cerca de 100 instituições renomadas, como a Fundação Getulio Vargas, Saint Paul, Alura, Conquer, Exame Academy e Digital House.
“Investir no desenvolvimento profissional custa um terço do que contratar um novo talento. O principal motivo para as pessoas deixarem uma empresa é por não terem oportunidade de desenvolvimento, ao mesmo tempo que são gastos mais de 350 bilhões de dólares em educação corporativa em todo o mundo. É preciso ser mais eficiente nesses investimentos”, explica João Bizzarri, CEO da SkillHub. “Fazer parte da unico nos possibilita sonhar ainda mais alto, pois nosso projeto poderá ser potencializado para outras áreas da educação, além de apoiar a criação de identidade digital segura e que dá autonomia e poder de escolha às pessoas”, complementa João Bizzarri, CEO da SkillHub.
A identidade digital
A identidade digital é uma forma de provar quem somos, gerando oportunidades de estabelecer confiança e realizar interações de forma simples em um mundo cada vez mais digital. A privacidade das pessoas e a segurança total dos dados pessoais, com liberdade de escolha para os usuários, são premissas para uma identidade digital confiável. Com uma identidade digital segura, ampliamos acesso a bens e serviços na vida física e online, seja para consumir, fazer negócios e exercer direitos e deveres, além de evitar fraudes e diminuir burocracias.
O hipercrescimento da unico
Em agosto de 2021, a unico atingiu US$ 1 bilhão em valor de mercado, tornando-se um unicórnio, com o aporte de R$ 625 milhões, liderado por Softbank Latin American Fund e General Atlantic, com participação do fundo brasileiro Big Bets e Micky Malta, sócio da Ribbit Capital. A unico já havia recebido R$ 580 milhões em rodada que também foi liderada por Softbank e General Atlantic em setembro do ano passado, além de R$ 40 milhões da Igah Ventures em janeiro de 2020.
Trajetória de aquisições:
● A unico possui uma estratégia de crescimento consolidada em médio e longo prazos, com M&As. Com a SkillHub, já são seis aquisições.
● Em 2009, a unico comprou a dotBR, desenvolvedora de software de gerenciamento de documentos e workflow; em 2017, foi a vez da Arkivus, de Londrina, no momento da pivotagem do negócio.
● Em agosto de 2020, a unico anunciou a aquisição da gaúcha Meerkat, de análise de imagens.
● Em maio de 2021, a unico adquiriu 100% das operações da ViaNuvem. Com ela, a companhia aumentou o portfólio de produtos e serviços, ingressando no setor de concessionárias, desburocratizando a compra de automóveis novos e seminovos.
● Já em julho de 2021, a IDTech anunciou a aquisição de 100% das operações da CredDefense, uma fornecedora brasileira de tecnologia de biometria facial, o que colocou a unico em novos segmentos como de logística e aluguel de carros.