Apresentar uma área de Recursos Humanos com diversidade foi a chave para começar o processo de tornar uma empresa de TI cada vez mais humanizada e com respeito a todos. Foi esta a solução que a IK Solution, empresa que oferece soluções estratégicas em TI e Telecom para o mercado corporativo, criou para se adequar aos novos conceitos de ESG, usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Atuando em um mercado teoricamente fechado e conservador, mesmo sendo formado muito por jovens, a companhia ressaltou por meio de ações a importância que o respeito e a tolerância representam.
A montagem da equipe de RH ocorreu de forma natural, mas o ambiente criado e 80% dos integrantes do time representam todas as formas de diversidade. O departamento hoje consegue aplicar as questões de diversidade na prática, disseminando o respeito ao próximo e a igualdade entre todos. “O time do RH foi contratado de acordo com nossos valores, competências e talentos necessários, e depois de montado, percebemos que ele era totalmente D&I (Diversidade e Inclusão), reunindo 50+, PCDs, LGBTQIA+, negros e mulheres. Isso trouxe resultados imediatos para o ambiente interno da empresa, trabalhando questões como a humanização das relações de trabalho e o bem-estar de todos na empresa, reafirmando o ideal de um mundo plural feito de pessoas singulares”, afirma Leda Regina Blagevitch, CEO da IK SOLUTION.
Para além do departamento de RH a empresa mantém um quadro de talentos composto por pessoas de todas as idades, e que valoriza as aptidões e qualidades criativas dos colaboradores. E a partir da atuação e do exemplo do setor, as equipes acolhem melhor a diversidade em suas equipes, tornando o ambiente mais agradável e propício à colaboração e camaradagem. E o ambiente influencia também na entrega de resultados. “Em um mercado que apresenta déficit de mais de 600% em relação ao número de vagas, os profissionais de TI atualmente podem escolher as melhores opções de vagas, e não somente no que diz respeito aos salários. Assim, o nosso pacote de benefícios e o trabalho do nosso RH trazem resultados diferenciados em relação ao comprometimento, espírito de equipe e engajamento dos colaboradores, melhorando a EX (Employee Experience)”, completa Leda.
IK AcademyUm dos diferenciais da política de contratações e benefícios da IK Solution, a IK Academy foi criada com o objetivo de aprimorar as habilidades e talentos dos colaboradores. Mas, com o sucesso das políticas de diversidade, a novidade serve também para disseminar boas práticas e o acolhimento dentro da empresa e do setor de tecnologia. Com a adoção do RH 4.0, totalmente automatizado e integrado, havia a necessidade de uma política que ajudasse a tornar as relações mais humanizadas. “Criamos um ambiente de colaboração e valorização do capital humano, em uma empresa que dá muita importância ao conhecimento e aos valores pessoais, independente da primeira impressão”, afirma Guilherme Correa, Líder de RH da empresa.
Outra mudança percebida no sistema de contratações é a busca por profissionais com talento, mesmo que sem experiência. A companhia prefere desenvolver as habilidades dos colaboradores dentro de casa, o que permite que as pessoas estejam em constante evolução. “É um processo em andamento, que estamos aprimorando e aprendendo ao mesmo tempo”, complementa Guilherme.
Sobre a IK SolutionA IK Solution foi criada em 2010, por um grupo de empreendedores de Harvard, como uma empresa focada na CX – Experiência dos clientes. A companhia tem especialização em transformação digital, gerenciamento de serviços, terceirização estratégica e serviços de telefonia IP. Com a missão de aumentar a competitividade de seus clientes, a IK Solution é vista como referência na terceirização de serviços e soluções em TI que atua junto a grandes multinacionais e empresas privadas, por meio de uma parceria de negócios contínua e de uma gestão voltada para resultados, sempre mantendo um crescimento sustentável e gerando valor para todos os stakeholders: clientes, parceiros e colaboradores.