Desafios de mobilidade urbana em 2023: Inflação de combustíveis e flexibilidade no trabalho
O ano de 2023 tem sido marcado por desafios significativos no setor de mobilidade urbana no Brasil, impulsionados principalmente pela escalada global nos preços dos combustíveis. A alta nos preços da gasolina e do óleo diesel é atribuída a fatores internacionais, como restrições na oferta de petróleo devido a conflitos geopolíticos e um aumento na demanda global. Estes fatores estão projetando uma elevação contínua dos preços até o final do ano, afetando diretamente os consumidores e setores dependentes.
Segundo o IBGE, a inflação dos combustíveis é um dos principais fatores de aumento da inflação em 2023. O IPCA-15 de outubro mostrou um aumento de 0,21%, com o setor de transportes sendo o maior contribuinte para essa elevação pelo segundo mês consecutivo. No acumulado do ano, a inflação já atinge quase 4%, e em 12 meses, 5,05%.
Movimentações estratégicas de grandes produtores de petróleo, como Rússia e Arábia Saudita, também impactaram os preços globais dos combustíveis. No Brasil, o preço médio da gasolina alcançou R$ 5,80 em setembro, o valor mais alto do ano. Paralelamente, houve ajustes nas tarifas de pedágios em São Paulo e aumentos nas rodovias administradas pela CCR para equilibrar as contas pós-pandemia.
Diante desse cenário, Matheus Rangel, CGO da Niky, uma empresa de benefícios flexíveis, ressalta a necessidade de as empresas adaptarem seus benefícios aos novos modelos de trabalho e desafios de mobilidade. Segundo Rangel, os benefícios devem acompanhar a diversidade de opções de locomoção e as rotinas dos colaboradores, indo além dos tradicionais vouchers de alimentação.
Os cartões de benefícios flexíveis surgem como uma solução para as empresas demonstrarem cuidado com seus funcionários, considerando que, de acordo com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, os brasileiros gastam, em média, 120 minutos por dia no trânsito, utilizando diversos meios de transporte. Essa flexibilidade na escolha de benefícios é vista como essencial para apoiar os colaboradores em um contexto de aumento nos custos de transporte e mudanças no modelo de trabalho.