Comportamento

Implicância por nada…

Conheça algumas dicas de como lidar com essa situação

Todo mundo tem alguma ou algumas coisas que tem implicância sem motivo aparente. Eu, por exemplo, fico muito irritada quando alguém resolve ir ao banheiro bem na hora da sairmos. Todo mundo sabia que iríamos sair em tal horário, por que não foi antes?

Eu tenho outras coisas que me irritam e que não deveriam me afetar tanto, afinal a ida ao banheiro irá levar o que?  Um minuto?  Não irá mudar nada, mas muda meu humor. Sei que muitas pessoas sentem o mesmo em relação a outras coisas que as irritam mais do que o normal.

Implicância neste contexto está relacionada com fatos que nos incomodam ou irritam acima do normal, como uma birra sem motivo ou por motivo fútil.

Conheço pessoas que ficam extremamente irritadas com alguém parado do lado esquerdo da escada rolante. Ficam reclamando disso por horas. Ou mesmo alguém lento na pista da esquerda ao volante, coisas que estragam o dia da pessoa e não deveriam tomar esta proporção.

O grande problema dessas implicâncias é que elas podem levar a comportamentos negativos e destrutivos por períodos muito longos, provocando níveis de stress até perigosos. Saber lidar com essas situações pode ser muito benéfico para você e para todos à sua volta.

Algumas vão dicas de como lidar com essa situação:

  1. Aceite que tem uma implicância e não fuja das situações que elas ocorrem. Fingir que não existe só irá piorar a situação, a irritação e a frustração.
  2. Entenda o motivo dessa implicância. São seus valores, alguma situação abrupta que viveu no passado, o que desencadeou essa implicância ou intolerância?
  3. Encontre uma maneira saudável de lidar com a situação. No meu caso, por exemplo, brigar com quem quer ir ao banheiro não irá resolver, nem buzinar, nem ficar resmungando atrás da pessoa. O que me ajuda muito é conversar depois com a pessoa para tentar entender o que está por trás de toda vez deixar para o último minuto para ir ao banheiro. Nos demais, aumente a música do carro, se afaste e tente relaxar.
  4. Compartilhe sua irritação com a pessoa, para que ela entenda o seu ponto de vista e você entenda as causas daquele comportamento, por exemplo, quando alguém se atrasa.
  5. Busque algo positivo para focar no momento. Eu tento pensar que não é sempre que saio com essa pessoa, então não vou me irritar com isso.

Não perca seus bons momentos por conta de implicâncias, aprenda a lidar com elas e cultive hábitos positivos! Seja mais feliz!

E você – qual é a sua implicância?

Por Leylah Macluf, diretora da Consultoria BBold –  www.bbold.com.br

 

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios