O uso da plataforma digital facilita a rotina do RH e engajamento com colaboradores
Os avanços da tecnologia têm impulsionado a necessidade de reescrever as regras do departamento pessoal das empresas. Enquanto as pessoas se adaptam rapidamente às inovações, as organizações movem-se em um ritmo mais demorado, principalmente quando os processos ainda estão sendo feitos de forma manual. Para atender essa demanda, a Xerpa, empresa de tecnologia que busca humanizar a área trabalhista no Brasil, desenvolveu uma plataforma com o intuito de desburocratizar a área de Recursos Humanos.
Com a inovação, os dados dos colaboradores são armazenados em uma única plataforma, totalmente conectada, que reduz o tempo gasto nesses processos e o risco de erro humano. Com isso, fornece insights em tempo real sobre a área de RH e também engaja talentos por meio do computador ou smartphone.
“O grande problema do RH é o grande volume de processos manuais, da falta de controle, da omissão de informação, do alto volume de solicitações e das dúvidas vindas dos colaboradores. Sem contar na falta de tempo e estrutura ideal para gerenciar tudo isso. Automatizamos os processos por meio do ambiente digital oferecendo a melhor gestão e uma experiência diferenciada aos colaboradores”, comenta Nicholas Reise, CEO da Xerpa.
Como funciona a gestão automatizada?
De forma geral, os serviços auxiliam os profissionais a gerenciar todo o ciclo de vida dos processos das áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Entretanto, há especificações para atender as diferentes necessidades.
– Diretório e perfis de colaboradores com histórico: Com a plataforma há possibilidade de visualizar a lista de colaboradores de diversas maneiras diferentes. Assim, os departamentos de RH podem tomar decisões rápidas e acertadas.
– Férias descomplicadas para todos: O controle de férias pode ser muito simples. O segredo está na gestão centralizada e na comunicação entre colaboradores, gestores e RH.
– Distribuição de holerites: A tecnologia faz a leitura inteligente dos holerites e entrega cada um deles para a pessoa certa de maneira automatizada e digital.
– Registro de ausências: O funcionário informa a data e o motivo da ausência, com isso é necessário anexar atestados e realizar comentários. O gestor recebe o pedido e consegue avaliar o caso e se programar para aquela ausência. O departamento pessoal tem acesso a todo o histórico de ausências do funcionário, justificativas e aprovações
– Desligamentos sem falhas ou preocupações: a plataforma informa sobre os riscos e lista tudo que é necessário para fazer o desligamento. A plataforma reúne as versões digitais de todos os documentos e envia à sua contabilidade. Tudo estará online e você poderá verificar a situação de cada colaborador.
O futuro da área de RH
Já Paulo Ahagon, CTO da Xerpa, reforça a importância da plataforma lembrando que a geração Y, como também são chamados os millenials, será responsável por 75% da força mundial de trabalho em 2025.
“As empresas precisam facilitar e organizar as informações por dois motivos, primeiro que elas precisam ganhar escala, segundo que os seus funcionários necessitam de um acesso digital e intuitivo. Na plataforma é possível acessar as informações de qualquer lugar, uma vez que ela fica na nuvem”, finaliza Ahagon.