Com o objetivo elevar a lucratividade das empresas, surge o Smarketing
Possivelmente você já deve ter percebido a importância que o setor de Marketing e Vendas possuem dentro das organizações. Esses setores são responsáveis pelo objetivo central de toda empresa de vendas: lucratividade e receita. As duas áreas precisam ter o cliente como principal ocupação e preocupação e são as principais encarregadas pelo crescimento e receita da empresa. Na área de Tecnologia da Informação, o papel dessas equipes é especialmente importante, já que são esses profissionais os responsáveis por “traduzir” para os clientes e prospects as infinitas possibilidades da Tecnologia da Informação.
Entretanto, o que vemos na prática é o desentendimento entre as áreas de Marketing e Vendas e, em alguns casos, até uma certa competição. Isso gera perdas imensas para o resultado final da empresa e para o ambiente de trabalho. Por isso, uma nova estratégia vem sendo bastante discutida e aplicada com excelentes resultados.
Com o objetivo de unificar os principais atributos desses times para melhorar os processos e elevar a lucratividade das empresas, surgiu o Smarketing. O termo veio da junção das palavras Sales (vendas) e Marketing e sintetiza uma série de ações que almejam gerar um maior alinhamento e parceria entre os times, com foco em gerar mais lucro e crescimento.
De acordo com estudo realizado pela Aberdeem Group, as organizações com equipes de marketing e vendas alinhadas alcançam 20% de crescimento de receita anual. Para iniciar esse alinhamento de forma positiva, o primeiro passo é o compartilhamento dos objetivos e interesses entre os times de marketing e vendas.
Para isso acontecer, algumas ações são necessárias. As equipes precisam definir metas e objetivos mensais e anuais em parceria. Isso deve ser feito detalhadamente, estipulando quantos clientes serão necessários para o crescimento esperado, quanto é preciso crescer, quantas ativações serão necessárias, etc. Os objetivos e compromissos de cada área devem ser documentados. Além disso, reuniões periódicas são importantes para manter a comunicação aberta e redefinir objetivos, quando necessário.
A relação entre as áreas e os clientes também é decisiva no sucesso do processo. Conforme o contato com os clientes for ocorrendo, é importante atualizar o histórico por meio do CRM, por exemplo. Dessa forma, as áreas conseguirão definir perfis mais favoráveis para que a empresa consiga oferecer serviços com mais retorno.
Portanto, a lição que temos que aprender é que o Smarketing não é apenas um instrumento para aprimorar as vendas e gerar mais leads. O Smarketing auxilia os times a se comunicarem melhor e trabalharem como uma só equipe, com foco no crescimento de todas as áreas da empresa. A estratégia pode gerar um trabalho focado e em sinergia e essa parceria trará resultados diretos no crescimento do negócio como um todo.
* Daniella D’Andrea é gerente de marketing da eWave do Brasil