Os diversos ritmos ajudam a manter o corpo saudável, reduzir o estresse, a ansiedade, aumentar a autoestima e combater a depressão
Se adaptar a uma rotina de academia com exercícios tradicionais pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas e, para estas, a dança pode ser uma alternativa para cuidar da saúde, manter o corpo em forma e a mente sã. “A dança tem a capacidade de ligar o corpo, a mente e o espírito. Além do benefício físico, traz também paz interior e mexe bastante com o emocional, colocando sentimentos para fora”, conta Helô Gouvêa, bailarina há mais de 40 anos e sócia do Estúdio Anacã.
A bailarina também comenta que há outras inúmeras vantagens na prática da dança, entre elas o estímulo a concentração, a melhora da auto-estima e o combate a depressão. “Os alunos se sentem mais confiantes com a mudança no corpo e conseguem até mesmo se expressar melhor, pois a dança permite uma liberdade de movimentos desconhecidos até então”, explica. “Algumas alunas acabam até trocando a terapia pela prática”.
Hoje existem diversos tipos de danças que podem se enquadrar em qualquer necessidade. Entre as variações, existem modalidades técnicas, de alto gasto calórico e que ajuda na resistência muscular.